Nova Zelândia elimina casos de infecção por coronavírus

A Nova Zelândia diz que interrompeu a transmissão comunitária do covid-19, eliminando efetivamente o vírus. Porém, as autoridades alertaram a população dizendo que isso não significa o fim total de novos casos, e ressaltou que a maioria das pessoas ainda precisará permanecer em casa o tempo todo e evitar interações sociais.

Unsplash

As autoridades informaram que aglomerações devem ser evitadas e que escolas e comércio serão reabertos

As autoridades informaram que aglomerações devem ser evitadas e que escolas e comércio serão reabertos

Durante mais de quatro semanas, os neozelandeses foram submetidos a uma política agressiva de confinamento, classificada como “nível quatro”, na escala local. Nesse estágio, só eram autorizadas saídas para comprar alimentos e para caminhadas no entorno do local de residência.

Desde o dia 26 de abril, a Nova Zelândia passou para o “nível três” e reabriu parte do comércio, além de escolas e restaurantes, ainda que em pequena escala. “Estamos abrindo a economia, mas não estamos abrindo a vida social das pessoas”, disse a prêmie Jacinda Ardern.

O país registrou menos de 1.500 casos confirmados ou prováveis de coronavírus e 19 mortes. O diretor geral de saúda da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield, disse que o baixo número de novos casos nos últimos dias “nos dá confiança de que alcançamos nosso objetivo de eliminação”. O diretor ainda alertou que “eliminação” não significa que não haverá novos casos, “mas significa que sabemos de onde nossos casos estão vindo”.

“Temos de seguir vigilantes e perseverar nesse caminho”, disse Ardern. As empresas que voltarão a operar foram obrigadas a fazer planos de manejo do espaço, estabelecendo uma distância segura entre seus funcionários e evitando aglomerações em espaços físicos confinados.

Fonte: PANROTAS