Pagar os coiotes é o maior pesadelo dos imigrantes indocumentados

O desespero dos migrantes para entrar nos Estados Unidos tem mobilizado cada vez mais redes criminosas, que faze uso da tecnologia para alcançar aqueles que sonham em chegar ao país norte-americano.

As ligações no celular são muito utilizadas pelos coiotes para se comunicarem com os imigrantes, pois é por meio desse método que eles comunicam a forma de atravessar para os Estados Unidos e, principalmente, o preço para fazer essa travessia.

Isso significa que o muro de fronteira não é o principal obstáculo para os imigrantes chegarem ao seu destino, mas o verdadeiro desafio é encontrar milhares de dólares para poder atravessar a fronteira.

Mas como os imigrantes entram em contato com grupos de tráfico ilegal? A resposta é simples, é só entrar em vários grupos de mídia social como o Facebook.

As organizações criminosas usam essas plataformas para fazer falsas promessas de passagens supostamente seguras para os Estados Unidos, divulgando suas façanhas para contornar as autoridades de imigração.

“Dou três chances, caso eles devolvam a pessoa e ela se joga em mim pelo México, vou colocar você novamente lá e você não me manda dinheiro”, disse José, que trabalha como ” coiote.”

No entanto, ser detido por agentes da Patrulha de Fronteira não representa o maior perigo para os migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos. “Eles enfrentam os perigos do clima e da área por onde passam”, disse Carlos Rivera, agente da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos.

Além de se protegerem das intempéries e das condições do terreno por onde passam, os migrantes devem estar atentos às atividades dos grupos criminosos com os quais entram em contato.

“A chave é pedida por quem está no cartel, a máfia, eles estão esperando quem está incomodando ali”, disse um imigrante de origem equatoriana, que garante que seu “coiote” lhe pediu um total de US $ 1.800 adicionais para cobrir uma taxa para fazer os cartazes sobre seu trabalho como coiote e lhe deu uma chave de proteção.

Para cobrir o custo de um coiote, um imigrante requer um mínimo de 42 salários mensais, levando em consideração que no México eles ganham menos de US $ 180 por mês.

Até agora, em 2021, um total de 82 migrantes perderam a vida, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações. Destes, a maioria é de origem centro-americana, com idades entre 3 e 37 anos.

Fonte: Brazilian Press