Paralisações e comícios apoiam ‘Um Dia Sem Imigrantes’ em protesto contra a lei DeSantis

Os agricultores não compareceram ao trabalho, os viveiristas fecharam durante o dia e muitos comércios não abriram ao público em uma demonstração de solidariedade. Um boicote nacional apelidado de “Un Día Sin Inmigrantes”, ou “Um dia sem imigrantes”, ocorreu na quinta-feira como um protesto contra uma lei de imigração da Flórida programada para entrar em vigor em julho.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, que recentemente anunciou que está concorrendo como candidato presidencial republicano, assinou no mês passado a lei SB-1718, que inclui penalidades para certos empregadores se eles não verificarem o status de imigração de um trabalhador e para aqueles que transportam pessoas que são indocumentados, entre outras providências.

Cerrado': Miami-area Hispanic businesses close to protest Florida's immigration law | Business News | ArcaMax Publishing

Também exige que os hospitais da Flórida que aceitam o Medicaid incluam uma questão de cidadania nos formulários, desencorajando assim muitos imigrantes de obter cuidados médicos. “Quem é o culpado? Apenas o governador, porque ele mexeu em um ninho de vespas com o qual não deveria ter se envolvido”, disse William De La Cruz, cujo Eagle Nursery em Homestead fechou suas portas na quinta-feira. “[DeSantis] também come da produção que os imigrantes colhem”, disse o proprietário em entrevista ao Notícias Telemundo. Protestos foram agendados na Flórida e em pelo menos oito outros estados, incluindo Califórnia, Geórgia, Minnesota, Illinois, Oregon, Texas, Carolina do Sul e Colorado.

Thomas Kennedy (@tomaskenn) / Twitter

No centro de Los Angeles, perto da histórica Placita Olvera, um grupo de manifestantes se reuniu para denunciar o SB-1718 e “exigir dignidade, respeito e um caminho para a cidadania para TODOS!”, a Coalition for Humane Immigrant Rights of Los Angeles, ou CHIRLA , tuitou. “Não somos um, não somos 100, somos milhões, conte bem”, mostrou um vídeo que mostra uma multidão cantando em uníssono e em espanhol. Na Flórida, algumas famílias de imigrantes, principalmente latinos, deixaram o estado e outras estão debatendo se devem ou não fazer o mesmo antes que a lei entre em vigor.

“Estamos sentindo o impacto porque há famílias que estão se mudando para diferentes estados, fugindo dessa lei nefasta e arbitrária que realmente destrói muitas famílias”, disse Jesús Rojas, que fechou seus dois restaurantes peruanos em Orlando na quinta-feira. Notícias Telemundo. Uma funcionária de creche de ascendência mexicana que pediu para permanecer anônima por medo de repercussões disse à WTVJ, uma afiliada da NBC em Miami: “Basicamente, temos que fugir, fugir como se fôssemos criminosos e não somos – pelo contrário, somos aqui para trabalhar.

America's Voice (@AmericasVoice) / Twitter

Após a aprovação do SB-1718, vídeos virais não confirmados surgiram on-line, retratando canteiros de obras, empresas e campos agrícolas vazios. Caminhoneiros latinos de todo o país acessaram o TikTok defendendo o boicote de outros caminhoneiros à Flórida. A Florida Trucking Association disse à NBC News em um comunicado na quinta-feira que eles sabiam sobre os vídeos que se tornaram virais, mas não estavam cientes de nenhum problema que afetasse o estado, de acordo com o CEO e presidente Alix Miller. “Um dia sem imigrantes” aconteceu quase uma semana depois de um protesto organizado pela WeCount!, uma organização local que defende trabalhadores imigrantes, na cidade agrícola de Homestead. O evento contou com a participação de mais de 2.000 pessoas do lado de fora da prefeitura de Homestead, expressando sua oposição à nova lei.

Fonte: Brazilian Press