
As autoridades resgataram Gustavo Oliveira, de 9 anos, e prenderam Nivaldo Oliveira, de 41 anos, em Albany (NY)
A Polícia Estadual de Nova York cancelou o alerta de âmbar emitido em nome de Gustavo Oliveira, de 9 anos, residente em Clifton Park (NY). As autoridades confirmaram que o menino foi encontrado em segurança na cidade de Albany, capital do estado. O pai dele, Nivaldo Oliveira, de 41 anos, foi preso.
A polícia informou que os dois foram vistos na esquina da Livingston Ave. e Ontario St. por um morador que os reconheceu através do Alerta de Amber emitido na madrugada de sexta-feira (8). O alerta de âmbar foi emitido às 1:00 am, quando a polícia investigava o seqüestro de Gustavo, ocorrido na Tallow Wood Drive, em Clifton Park (NY).
A cada 40 segundos nos EUA, 1 criança desaparece ou é sequestrada. No final de 2017, o Arquivo de Pessoas Desaparecidas do Centro Nacional de Informações sobre Crimes (NCIC) continha mais de 32 mil registros de crianças menores de 18 anos.
Com base na identidade do autor, existem 3 tipos distintos de seqüestro: Sequestro por um parente da vítima ou “sequestro de família” (49%), sequestro por um conhecido da vítima ou “sequestro de conhecimento” (27%), e seqüestro de um estranho à vítima ou “sequestro de um estranho” (24%).
Apenas 1 criança em cada 10 mil crianças desaparecidas denunciadas à polícia local não é encontrada viva. No entanto, cerca de 20% das crianças relatadas ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em seqüestros não familiares não são encontradas vivas. Em 80% dos sequestros por estranhos, o primeiro contato entre a criança e o seqüestrador ocorre a 400 metros da casa da criança.
A maioria dos seqüestradores em potencial agarra suas vítimas na rua ou tenta atraí-las para seus veículos. Cerca de 74% das vítimas de seqüestro não familiar são meninas. Agir rapidamente é fundamental. Setenta e quatro por cento das crianças sequestradas que são assassinadas são mortas no período de 3 horas após o seqüestro. Uma em cada 5 crianças de 10 a 17 anos recebe solicitações sexuais indesejadas online.
Quando desapareceu, Gustavo trajava shorts laranja e camiseta vermelha. A polícia não detalhou as razões pelas quais Nivaldo Oliveira sequestrou o filho e o levou à Albany (NY).
Fonte: Brazilian Voice