Prefeito de Jersey City quer retaliar por pedágio “extra” em NYC

Foto5 Steve Fulop5445 Prefeito de Jersey City quer retaliar por pedágio “extra” em NYC
“Nós podemos fazer a mesma coisa”, disse o Prefeito Steve Fulop, de Jersey City

Steve Fulop considera injusto que somente os residentes em New Jersey paguem a tarifa nova

Os motoristas de New Jersey já estão acostumados aos engarrafamentos constantes quando vão à Nova York a trabalho ou passeio, mas serem cobrados pelo congestionamento na Big Apple gerou polêmica. Os legisladores de Nova York aprovaram o primeiro plano nos EUA quer impõe a cobrança de pedágio, com valores ainda não determinados, aos motoristas que entrarem em Manhattan abaixo da 61st Street, com início provável em 2021.

O objetivo de cobrar pelo congestionamento é aliviar o trânsito na região mais congestionada de Manhattan e ao mesmo tempo levantar verba para melhorias no sistema de metrô. Entretanto, isso envolveria em grande parte os trabalhadores e visitantes de New Jersey. O pedágio “extra” é o conflito mais recente travado por Nova York e New Jersey.

Na segunda-feira (1), o prefeito de Jersey City, Steve Fulop, levantou a ideia de que legisladores em Trenton retaliassem ao impor pedágio aos residentes de New York City que passassem pelo Estado Jardim. “Nós podemos fazer a mesma coisa”, disse ele.

Se Nova York implanta um pedágio sobre os passageiros cuja verba será direcionada exclusivamente ao sistema de metrô (MTA) e isenta os moradores em NYC desse pedágio, New Jersey poderia também cobrar pedágio dos moradores em NYC e essa verba seria destinada às melhorias no trânsito em NJ.

Steve acrescentou que, ao invés de travarem uma “disputa de ambos os lados”, ele preferiria ver Nova York trabalhando com New Jersey num plano de transportes de longo prazo. O problema é que toda a verba arrecadada será destinada a Nova York, ou seja, nada para trens adicionais ou melhorias na infraestrutura em New Jersey.

“Há muitos tipos diferentes de problemas que não recebem verba apropriada, além do MTA”, destacou Fulop, referindo-se à empresa que administra o sistema de metrô de Nova York.

O Governador Phil Murphy, de New Jersey, em carta enviada ao Governador Andrew Cuomo, pediu para que parte da verba arrecadada seja compartilhada com o NJ Transit e o PATH. Até o início da semana, Cuomo não respondeu ao pedido.

Fonte: Brazilian Voice