Presidente Trump diz que está tomando hidroxicloroquina contra a covid-19

Donald Trump na segunda-feira, 19, na Casa Branca. Foto: Brendan Smialowski/AFP.

O presidente Donald Trump disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o site da NBC. O presidente fez a declaração na última segunda-feira, 18, enquanto respondia a perguntas de jornalistas na Casa Branca.

Trump elogia DeSantis por “um trabalho espetacular” contra a pandemia na FL

“Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que está tomando, especialmente entre as que estão na linha de frente [do combate ao coronavírus]”, afirmou, sem citar provas. “Eu estou tomando porque eu acho que é bom. Ouvi um monte de histórias boas sobre ela. Se não for bom, eu conto a vocês”, completou, se dirigindo a representantes da indústria dos EUA.

Ainda não foi comprovado que a droga pode ajudar a tratar a covid-19 ou prevenir a contaminação. No entanto, o político republicano tem defendido o uso da droga, assim como o da cloroquina, versão que seria mais tóxica.

Trump também disse conhecer um médico que tem receitado a hidroxicloroquina a “centenas de pacientes” e “não perdeu nenhum deles”. Ele não mencionou nomes ou forneceu mais evidências de que isso é verdade, mas defendeu que “as pessoas deviam ter permissão para tomar”.

“Muitas coisas boas surgiram sobre o hidroxicloroquina. Muitas coisas boas surgiram. Você ficaria surpreso com quantas pessoas estão tomando ”, disse Trump. “Eu tomo… estou tomando há uma semana e meia. Um comprimido por dia”, disse a repórteres.

O que diz a FDA

Há algumas semanas, Trump promoveu a droga como um potencial tratamento para a Covid-19, tendo como base um relatório positivo quanto a seu uso no combate ao vírus, mas estudos subsequentes mostraram que o medicamento não é eficaz.

A Food and Drug Administration emitiu um alerta sobre o uso do remédio em um comunicado divulgado em 24 de abril, onde afirmou que está “ciente de relatos de sérios problemas de arritmia cardíaca” em pacientes da Covid-19 tratados com a hidroxicloroquina ou com cloroquina, um medicamento mais antigo.

Trump suspende emissão de green cards e de alguns vistos por 60 dias

Trump, de 73 anos, que é submetido frequentemente a testes para o vírus, disse que perguntou ao médico da Casa Branca se era “OK” tomar o medicamento, e que o médico respondeu que “bem, se você quiser.” O presidente, no entanto, se recusa a utilizar uma máscara de proteção na Casa Branca.

Imediatamente após os comentários de Trump, a Fox News entrevistou o médico Bob Lahita, professor de Medicina da Rutgers University, que alertou as pessoas para que não tomem hidroxicloroquina.

“Não há efeitos que tenhamos visto, e tratamos diversos pacientes com isso”, afirmou.

Trump disse que também tomou uma dose única de azitromicina, um antibiótico que visa evitar infecções. Em conjunto com a hidroxicloroquina, o presidente disse que está tomando zinco. “Tudo que posso dizer é que, até aqui, pareço estar OK”, concluiu.

De acordo com o presidente, o medicamento foi receitado pelo médico da Casa Branca.

Em março, as declarações de Trump sobre a cloroquina fizeram explodir as buscas pela droga na internet e levaram a uma corrida às farmácias. Em alguns países, o uso indevido causou intoxicação e mortes.

Vacina

Na segunda-feira, o presidente também se mostrou empolgado com a possibilidade de a empresa Moderna ter desenvolvido uma vacina contra a covid-19. “Este foi um grande dia em termos de conhecimento terapêutico sobre cura e vacina”, disse.

“Um tremendo progresso foi feito. Alguns grandes anúncios estão por vir e acabam de ser anunciados e o mercado subiu quase 1.000 pontos”, disse Trump em uma mesa-redonda com executivos de restaurantes e líderes do setor na Casa Branca. Com informações da AFP. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Presidente Trump diz que está tomando hidroxicloroquina contra a covid-19 apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News