Qual a diferença entre asilo e refúgio nos EUA e quem pode solicitar

Os imigrantes que solicitam asilo político ou refúgio têm a mesma causa em comum: a sua vida corre perigo no seu país de origem, mas os processos para requerer esta proteção são completamente diferentes, por isso é importante distingui-los.

Como funciona:

  • Refugiados:
    Condição de refugiadoé uma forma de proteção que pode ser concedida a indivíduos que se enquadram na definição de refugiados e que são de interesse humanitário especial para os Estados Unidos. Geralmente, refugiados são pessoas que estão fora de seus países, que não podem ou não querem voltar para lá porque temem danos pessoais graves. Para ver a definição legal de refugiado, consulte https://www.uscis.gov/es/programas-humanitarios/refugiados-y-asilo/asilo.
  • Asilo:
    Status de asiloé uma forma de proteção disponível para pessoas que atendem à definição de refugiado, já estão nos Estados Unidos e solicitar admissão em um porto de entrada.
  • Você pode solicitar asilo nos Estados Unidos, independentemente do seu país de origem ou do seu status atual de imigração. Para obter mais informações sobre o status de asilo, consulte o link acima.

O primeiro é solicitado e alcançado dentro dos Estados Unidos, o outro, você tem que estar fora do país durante o processo, mas ambos protegem as pessoas que têm evidências de que são perseguidas ou podem ser por causa de raça, religião, filiação a um grupo social ou opinião política.

Houve mais de 178.000 prisões em abril de migrantes que cruzaram a fronteira sul ilegalmente, números que não eram vistos há décadas. Dos que foram detidos em abril, a maioria não conseguiu pedir asilo, 109.963 foram removidos sob o título 42 dos Estados Unidos, um programa que ativistas exigem que o governo Biden elimine.

Quando se trata de solicitar asilo, é preciso primeiro passar na entrevista credível do medo, se ela for aprovada, então seu caso irá para um juiz de imigração que determinará se ele concederá essa proteção ou não, durante o processo o migrante deve ser nos Estados Unidos.

Quando se trata de refugiados, uma vez concedidos, eles entram nos Estados Unidos com status legal e o governo fornece recursos para ajudá-los em sua nova vida. Atualmente, há um limite por ano para o número de pessoas que podem ser concedidas, o governo Biden aumentou o número de pessoas que podem ser protegidas com essa condição para 62.500 e pretende no próximo ano fiscal aumentar para 125.000.

Fonte: Brazilian Press