Rafa Gomes, vencedor do Iron Chef Brasil, iniciou sua carreira nos EUA

Aos 39 anos, o niteroiense Rafael Gomes obteve a maior nota da primeira temporada do Iron Chef Brasil, reality show gastronômico da Netflix. Todos os oito episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde 10 de agosto. O chef, formado em gastronomia pelo Institute of Culinary Education, em Nova York, tem passagens pelos prestigiados restaurantes Eleven e Gramercy Tavern, também na Big Apple, e foi o vencedor do MasterChef Profissionais, em 2018, exibido pela Band.

Com apresentação da atriz Fernanda Souza e da chef Andressa Cabral (Yayá Comidaria), o Iron Chef Brasil propõe uma competição emocionante entre profissionais desafiantes e alguns dos nomes mais consagrados da gastronomia brasileira, incluindo a paulistana Bel Coelho, do Cuia Café e Clandestino, o paraense Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, e o chef Rodrigo Oliveira, dono do Mocotó e do Balaio, em São Paulo, e do Caboco, em Los Angeles.

Foto: Divulgação/Netflix

Destaque absoluto do programa, Rafael Gomes exibiu maestria em pratos com base em sabores e texturas do Brasil, usando influências e técnicas internacionais, expertise adquirida em seu prestigiado restaurante Itacoa, inaugurado em Paris, em 2018. Nos anos seguintes, foi a vez do Rio de Janeiro receber duas filiais do Itacoa, na Barra da Tijuca e no Leblon. Em outubro, o chef planeja abrir o seu terceiro restaurante, Tiara, também na capital carioca.

Rafael chamou a atenção no programa pela criação de pratos de alma fusion como a galinha da Angola com trufas e purê de cogumelos. Assim como nas versões estrangeiras da série televisiva que iniciou no Japão, o Iron Chef Brasil exibe talentos da gastronomia nacional em desafios onde a qualidade técnica dos pratos é a estrela do programa.

Fonte: AcheiUSA