Restaurantes e clínicas da FL estariam cobrando taxas pelo “COVID-19”

Restaurantes
Foto: Jacob Hamilton/MLive.com

A Flórida está operando em plena “Fase 1” de reabertura. E à medida que os clientes começam a voltar aos restaurantes, salões, e outros prestadores de serviços, também correm o risco de receber encargos extras nas próximas contas. Algumas empresas estão adicionando sobretaxas ao COVID-19 para ajudar a cobrir suas perdas após serem encerradas por semanas, ou para financiar equipamentos de proteção e suprimentos de limpeza adicionais.
Adam Itzkowitz, do escritório Itzkowitz Law, diz que na Flórida essas queixa são completamente legais. “Eu já esperava ver isso daqui para frente, devido às despesas com higienização, EPI e custos da cadeia de suprimentos. Isso é legal, mesmo que seja perturbador para alguns clientes”, disse Itzkowitz.
“É importante que as empresas sejam o mais transparentes possível ao implementar essas taxas, postando sinalização ou colocando algo online para o cliente ver”, disse Itzkowitz.
Embora uma sobretaxa do COVID-19 seja legal, ele diz que elas podem não ser “boas práticas de negócios”.
“Existem outras maneiras de compensar os custos que não resultem em uma sobretaxa”, destaca.
Em restaurantes, se pode tomar medidas de economia de custos, como reduzir o cardápio para se concentrar em ingredientes rentáveis, ou aumentar um pouco o preço da comida, segundo especialistas.
Itzkowitz repete que, como essas taxas são legais na Flórida, você pode vê-las tecnicamente em qualquer empresa.
É o caso do dentista de Jasmine Brutus e da filha Jaterria, de Broward. Segundo a emissora WSVN, ou Channel 7, a nova “TAXA Covid-19” realmente vem sendo aplicadas. Nas clínicas, a explicação é que as novas normas de comportamento e de higienização exigem despesas extras.
Mãe e filha decidiram usar aparelho ao mesmo tempo, este ano, e queriam terminar antes da festa de graduação. Assinaram um contrato com um dentista, pagando US $ 60 por cada visita. Mas no meio do tratamento precisaram parar por causa da pandemia. Não volta aos businesses, elas retornaram à clínica e quiseram adicionar mais um serviço: uma coroa.
Após fechado por dois meses, o consultório do dentista reabriu e as duas puderam voltar ao tratamento, quando tiveram uma surpresa na conta: $10 de sobretaxa pelo Covid-19.
Ao questionar o porquê de estar sendo cobrada essa taxa de US$ 10, Jasmine obteve a explicação de que cada paciente tinha que pagar essa taxa.
A cliente insistiu em saber para que era destinada essa taxa. Se vai para alguma instituição de caridade ou para coisas extras? A resposta vaga que recebeu, foi: “Não, é para o COVID-19”, conta Jasmine.
O tema foi levado ao especialista em pequenas causas do consultor do Channel 7, o jurista Howard Finkelstein. Ele explica que o consultório do dentista pode cobrar uma taxa COVID, que é “recomendada pela American Dental Association para cobrir as despesas de limpeza relacionadas ao COVID”. Com o ortodontista, a cliente tem um contrato, e eles não podem cobrar ou adicionar sem permissão, segundo o advogado.
“Agora, se for um dentista comum ou consultório médico, se eles avisarem com antecedência, eles podem cobrar, mas você pode dizer não e, sair”, destaca Howard.

Com infomações do wtsp.com e do WSVN.com.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Restaurantes e clínicas da FL estariam cobrando taxas pelo “COVID-19” apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News