São João del Rei (MG), uma joia colonial brasileira

O carnaval das cidades do interior de Minas, principalmente nas cidades históricas, sempre foi muito bem falado, considerado como muito animado e bastante familiar. Fui conferir e conhecer a histórica São João del Rei, uma verdadeira joia do período colonial brasileiro, com seus casarões imponentes, suas igrejas maravilhosas construídas no estilo característico da arquitetura colonial brasileira. Tudo decorado com muito ouro, muitos candelabros e objetos sacros de prata de lei portuguesa, imagens seculares, esculturas de pedra, pinturas nos tetos, quadros sacros, todos os altares feitos com madeira talhada. Um delírio visual para nossos olhares modernos. Como vocês podem conferir nas fotos tiradas por mim. Duas igrejas me fascinaram particularmente.

A de São Francisco por ter os altares laterais com a madeira manchada de tinta branca, obra de um louco, parece que foi um pároco do século passado, que resolveu pinta-los de branco, mas depois o IPHAN mandou a tinta ser retirada, o que não foi conseguido na totalidade. E a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar por ser a quarta igreja brasileira com mais ouro puro na decoração: são mais de 400 quilos de ouro cobrindo todas as madeiras dos altares.

Um deslumbramento. By the way, as outras três igrejas com mais ouro são , pela ordem: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, Minas Gerais; Igreja e Convento de São Francisco do Pelourinho, em Salvador,Bahia; e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Recife, Pernambuco.Aliás,sou testemunha ocular da insanidade de um banqueiro paulistano (que está preso), que transportou a Capela Dourada desta igreja pernambucana para expô-la no Guggenheim Museum de New York,e aí fui para lá só para ver esta preciosidade. Loucura, loucura, loucura! Desmontou toda a capela e mandou de navio. Já pensaram se o navio afunda e destrói este tesouro do nosso patrimônio histórico? Titanic puro!

São João del Rei tem um ótimo carnaval, nas suas ruas calçadas de paralelepípedos muitos blocos se revezam, pulando e cantando com muita animação e ainda tem um concorrido desfile de escolas de samba.É um carnaval sadio,sem baixarias, alegre e familiar, à la maneira mineirinha de ser .E com a vantagem de estar a poucos minutos de Tiradentes, a 11 kms somente, com seus bons restaurantes e um intenso movimento turístico, suas lojas de belíssimo artesanato e antiquários. São João del Rei é mais pacata, mais plana e tem muitas pousadas boas também. Fiquei na Beco do Bispo, muito aconchegante e agradável, recomendo. E na Estação Ferroviária de São João você pega o trem Maria Fumaça e vai feliz, sacolejando por entre as fazendas e campos de Minas Gerais até Tiradentes. Uma delícia, recomendo também. Meu netinho adorou….












Fonte: AcheiUSA