Tanque de nitrogênio vaza em sorveteria e deixa feridos no sul da Flórida

Um vazamento de nitrogênio em uma sorveteria de Weston, no sul da Flórida, na tarde de quinta-feira, 6, afetou pelo menos três pessoas, dentre funcionários e um oficial do Corpo de Bombeiros.

As equipes do Corpo de Bombeiros de Broward foram chamadas para atender uma emergência no Chill-N-Nitrogen Ice Cream, 2238 Weston Rd., depois que um dos tanques vazou e funcionários ficaram tontos ao inalar o nitrogênio. Um chegou a desmaiar no local.

Além dos funcionários da sorveteria, um bombeiro também precisou ser medicado no local por causa da inalação do nitrogênio, que provoca tontura e mal-estar.

Os bombeiros que chegaram “encontraram um paciente que já não reagia e outro em perigo”, disse o chefe do batalhão da BSOFR, Michael Cane.

Especializada em usar nitrogênio para fazer o que a empresa chama de “o sorvete mais gostoso do mundo”, a Chill-N-Nitrogen Ice Cream disse que o vazamento aconteceu tão rapidamente que os funcionários não conseguiram escapar antes de serem afetados pela camada de gelo que se formou rapidamente na janela da loja.

O chefe dos Bombeiros explicou que a loja usa nitrogênio como agente congelante em seus sorvetes especiais e que o gás estava vazando de um tanque de armazenamento que mede de 1,5cm até 3 metros.

O gerente da loja disse que um dos trabalhadores foi liberado do hospital e o outro estava sendo mantido para observação. Com informações do Sun Sentinel.

Perigo

Muito nitrogênio líquido, quando vazado, passa rapidamente para a fase gasosa e diminui a proporção de oxigênio no ar. Dependendo da gravidade da situação a perda de consciência pode ser rápida e até mortal.

A US Food and Drug Administration – (FDA) órgão que regulamenta alimentação e medicamentos nos Estados Unidos- emitiu um alerta de segurança em setembro de 2018, avisando os consumidores sobre os perigos potenciais de ingerir alimentos preparados com nitrogênio líquido.

“O nitrogênio líquido, apesar de não ser tóxico, pode causar danos graves à pele e órgãos internos se for mal manejado ou ser ingerido acidentalmente por causa das temperaturas extremamente baixas [-147ºC] que ele pode manter”, informa o órgão.

Além disso, a agência também alerta que inalar o vapor liberado pelo nitrogênio líquido imediatamente antes de ser consumido pode causar dificuldades para respirar, principalmente entre pessoas com asma.

Na Flórida, uma mãe fez um alerta depois que seu filho teve um ataque de asma após ingerir um cereal coberto com nitrogênio líquido. – conhecido como“Dragon’s Breath”. Leia sobre o caso aqui FDA alerta sobre alimentos preparados com nitrogênio líquido

Veja o vídeo publicado pela mãe da Flórida.

O post Tanque de nitrogênio vaza em sorveteria e deixa feridos no sul da Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News