Temporada 2019 pode ter até 8 furacões no Atlântico, diz NOAA

A temporada de furacões no Atlântico deste ano deve ter de nove a 15 tempestades nomeadas, sendo quatro a oito evoluindo para furacões, conforme anunciou nesta quinta-feira, 23, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

A previsão é que a temporada, que começa oficialmente no sábado, dia 1º de junho, seja quase normal, com dois a quatro furacões podendo alcançar categoria 3 ou mais, com ventos superiores a 110 mph, disse a NOAA.

De acordo com o NOAA, a previsão segue a temporada acima da média do ano passado, na qual os furacões Florence e Michael atingiram as costas dos EUA com efeito devastador. Uma temporada média tem 12 tempestades nomeadas, com seis furacões, incluindo três grandes furacões de categoria 3 ou maior.

Embora o período de furacões no Atlântico não comece oficialmente até a próxima semana, a temporada deste ano já teve sua primeira tempestade subtropical nomeada – Andrea, que se formou na última segunda-feira perto das Bermudas e já se dissipou.

Este é o quinto ano consecutivo que uma tempestade nomeada se forma antes do início oficial da temporada, levantando questões sobre o impacto da mudança climática.

Outras previsões

Além do NOAA, que emite a previsão oficial para a temporada de furacões do Atlântico, universidades de pesquisa e empresas de previsão privadas também anunciaram uma temporada quase média:

• A Colorado State University, que publica uma das previsões mais conceituadas, previu uma temporada ligeiramente abaixo da média, com 13 tempestades nomeadas, cinco furacões e dois grandes furacões. Os especialistas vão atualizar sua previsão, anunciada em abril, em 4 de junho.
• The Weather Company prevê um pouco mais de atividade, com 14 tempestades nomeadas, sete furacões e três grandes furacões.
• O AccuWeather prevê 12 a 14 tempestades nomeadas, cinco a sete furacões e dois a quatro grandes furacões.

O post Temporada 2019 pode ter até 8 furacões no Atlântico, diz NOAA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News