Trump cancela tarifas após promessa de México de controlar a fronteira

Para evitar uma possível guerra tarifária, Estados Unidos e México chegaram a um acordo na sexta-feira (7) para evitar uma guerra tarifária. O México concordou em expandir rapidamente um polêmico programa de asilo e enviar forças de segurança para conter o fluxo ilegal de imigrantes da América Central.

O presidente Donald Trump havia ameaçado impor tarifas de importação de 5% sobre todos os produtos mexicanos a partir de segunda-feira (10), se o México não se comprometesse a fazer mais para controlar suas fronteiras.

Em uma declaração conjunta depois de três dias de conversas em Washington, os dois países disseram que o México concordou em expandir imediatamente para toda a fronteira um programa que envia imigrantes em busca de asilo nos Estados Unidos para o México enquanto aguardam análise de seus casos.

Trump disse que o México concordou em tomar medidas duras para “reduzir, ou eliminar” a imigração ilegal vinda do país.

No entanto, o acordo não chegou a contemplar uma demanda norte-americana de que o México aceitasse a designação de um “terceiro país seguro”, que forçaria o país a ficar permanentemente com a maioria dos que buscam asilo.

“As tarifas programadas para serem implementadas pelos EUA na segunda-feira contra o México estão, portanto, suspensas indefinidamente”, disse Trump no Twitter na noite de sexta-feira.

Frustrado por uma onda recente de imigrantes que sobrecarregou os recursos norte-americanos na fronteira sul, Trump tem usado a ameaça de tarifas para pressionar o México a fazer concessões. Com informações da Reuters.

Relacionada:

Grupo recorde com mais de 1.000 imigrantes é detido na fronteira entre EUA e México

O post Trump cancela tarifas após promessa de México de controlar a fronteira apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News