Trump iria desviar fundos de aeroportos para a fronteira

O governo dos EUA está considerando desviar fundos inicialmente destinados a alfândega e segurança nos aeroportos para reforçar as medidas na fronteira com o México, informou a mídia local na terça-feira.

O canal de televisão NBC observou que a Administração está avaliando fundos inicialmente alocados à Transportation Security Administration (TSA), responsável por garantir os aeroportos, entre outros, do Departamento de Segurança Interna para fortalecer a fronteira sul. O executivo recorreria a essa manobra financeira se o Congresso não contribuísse com os US $ 1,1 bilhão solicitados pelo DHS para o orçamento do próximo ano, disse a NBC, citada pelas fontes da TSA. Essas fontes asseguraram que na semana passada os funcionários da TSA foram informados via e-mail dos cortes que a agência sofreria caso a medida fosse executada.

No total, a instituição responsável pela segurança aduaneira deve desistir de cerca de 232 milhões de dólares de seu orçamento. Cerca de 50 milhões desse item seriam usados ​​para adquirir novos equipamentos de vigilância para aeroportos e outros 3 milhões viriam do dinheiro que alguns viajantes esquecem nas bandejas ao passar pelos controles de segurança, que estão sob a custódia da TSA. A intenção do DHS é fornecer fundos adicionais para operações de controle de fronteiras, que incluem o muro fronteiriço com o México que Trump prometeu construir durante a campanha eleitoral que o levou a vencer a eleição presidencial de 2016.

No entanto, a oposição democrata, que atualmente detém a maioria na câmara baixa, tem relutado em financiar um projeto que, segundo ele, nem serviria para impedir a entrada de imigrantes indocumentados no país. Segundo dados da própria Administração, no ano fiscal de 2018 (outubro de 2017 a setembro de 2018) houve um total de 521.090 prisões na fronteira sul, enquanto um total de 666.582 estrangeiros optaram por permanecer nos Estados Unidos após o visto expirar.

Outro dos argumentos apresentados pela Casa Branca para reforçar a segurança nas fronteiras é que supostos terroristas estrangeiros entram no país na fronteira com o México. No entanto, os dados do DHS mostram que dos 2.554 suspeitos de terrorismo localizados em solo norte-americano em 2017, um total de 2.170 chegou ao país de avião e 49 de navio. Um corte nos fundos da TSA prejudicaria, precisamente, os controles de segurança nas alfândegas nos portos e aeroportos.

Fonte: Brazilian Press