Trump quer “reabrir a economia do país” em duas semanas

Trump condena supremacia branca e pede pena de morte a autores de massacresEm vez de ampliar as restrições de engajamento social, como muitas autoridades de saúde solicitam, o governo federal indica que deve baixar a guarda do país retomando grande parte das atividades econômicas.Visando estimular a prosperidade americana, o presidente Donald Trump dá indícios de “estar perdendo a paciência”, mesmo antes do coronavirus atingir seu pico nos Estados Unidos.

“Nosso país não foi construído para ser fechado”, alertou o presidente na segunda-feira, 23. “Vamos abrir nosso país para negócios, porque nosso país deveria ser aberto. Vamos retomar tudo muito em breve”, reforçou Trump em entrevista coletiva, sem estabelecer um cronograma.

O presidente admitiu que “certamente isso vai ser ruim” – se referindo às ocorrências da doença que ainda estão por vir-, mas argumentou que “se dependesse dos médicos, eles diriam: vamos manter tudo fechado – vamos desligar o mundo inteiro”.

LEIA TAMBÉM: Walmart, Dollar Tree e 7-Eleven vão contratar cerca de 200.000 trabalhadores

A mudança de discurso tem provocando confronto dentro de seu próprio governo, entre autoridades de saúde pública e autoridades políticas e econômicas, que estão desesperadas para manter a economia do país em alta, o que é fundamental para a vida dos americanos mas também para a reeleição de Trump.

O presidente tem se mostrado otimista, alegando que o país tem condições de retornar às suas atividades econômicas após as duas semanas de restrição em efeito.Segundo Trump, “o remédio não pode ser pior que a doença”. O presidente se refere aos danos econômicos já causados pelo COVID-19.

Trump justifica sua mudança de retórica alegando que o coronavirus não é tão fatal quanto a gripe comum, ou acidentes de carro, que matam muito mais americanos por dia. A sua previsão otimista é que em duas semanas a pandemia se estabilize nos EUA.

LEIA TAMBÉM: EUA aprovam plano de ajuda social de US$ 100 bi pelo coronavírus

Na segunda-feira Trump já falava sobre o vírus no passado. “Foi uma experiência de aprendizado para o povo do nosso país”, disse o presidente a repórteres.E ele voltou a comparar as mortes causadas pelo Covid-19 com as resultantes de acidentes de carro e de gripe comum, que seriam “muito mais virulenta, com uma taxa de mortalidade muito mais alta e sem vacina”. O presidente tem usado argumentos de comentaristas conservadores. “Você olha para (o número de) acidentes de automóvel, que são muito maiores do que qualquer número sobre o qual estamos falando. Isso não significa que não vamos dizer a todos que não dirijam mais”, disse Trump.

O especialista em doenças infecciosas Dr. Anthony Fauci -membro mais visível da força-tarefa do presidente – não estava ao lado de Trump quando ele prometeu “abrir o país. Mas o presidente afirma que ouvirá o conselho de Fauci, assim como de outras autoridades dentro da Casa Branca antes de tomar uma decisão.

Fontes internas, próxima ao presidente, dizem que ele está impaciente com a crise econômica que já se instalou no país, e que não deve voltar ao normal somente com o plano de ajuda econômica de 2 trilhões de dólares que está em votação no Senado. Internamente, o presidente demonstra temor de que uma crise prolongada afete sua campanha de reeleição, segundo fontes próximas ao presidente.

Com informações da CNN.com.

O post Trump quer “reabrir a economia do país” em duas semanas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News