Trump suspende emissão de green cards por 60 dias

O presidente Donald Trump anunciou a suspensão de emissão de green card por 60 dias aos imigrantes que buscam viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. A medida não se aplica a trabalhadores temporários.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump disse ainda que após os 60 dias pode estender a medida dependendo das consequências econômicas da pandemia de coronavírus.

O presidente definiu a ordem executiva como parte de uma declaração feita na segunda-feira indicando uma mudança temporária nos vistos de imigração aos EUA de maneira geral.

A ordem deve ser assinada ainda nesta quarta-feira, 22, como um esforço para proteger os trabalhadores americanos da concorrência estrangeira. Ele disse que se aplicaria apenas aos que buscam green cards e não aos trabalhadores temporários, mas não explicou como serão afetados aqueles cujos pedidos estão sendo processados ​​no momento.

Diante da pandemia, Trump fala em suspender temporariamente imigração aos EUA

“Ao interromper a imigração, ajudaremos a colocar os americanos desempregados em primeiro lugar na fila de empregos à medida que os EUA reabrirem – o mais importante”, disse Trump a repórteres no briefing da força-tarefa sobre coronavírus na terça-feira. “Seria errado e injusto que os americanos demitidos pelo vírus fossem substituídos por novos trabalhadores imigrantes enviados do exterior. Primeiro precisamos cuidar do trabalhador americano’, completou.

A “suspensão” entraria em vigor por 60 dias, acrescentou, após a necessidade de uma extensão ou alternância seria revisada “com base nas condições econômicas do período”. Sob interrogatório, ele confirmou que poderia decidir adicionar mais 30 dias ou mais.

“Este pedido será aplicado apenas a indivíduos que buscam uma residência permanente. Em outras palavras, aqueles que recebem ‘green cards’. Grande fator. Isso não se aplica a quem entra temporariamente … Queremos proteger nossos trabalhadores americanos e acho que, à medida que avançarmos, nos tornaremos cada vez mais protetores deles ”.

Cerca de um milhão de pessoas receberam green cards no ano passado. A maior parte são os patrocínios familiares de imigração para residência permanente de estrangeiros por seus cônjuges americanos.

Leia também Cheques de auxílio pela COVID-19 nos EUA já começaram a ser enviados pelo correio

O post Trump suspende emissão de green cards por 60 dias apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News