Veja horários de museus e atrações do Estado de São Paulo no fim de ano

Reprodução Museu do Futebol

Estádio do Pacaembu abriga o Museu do Futebol na capital paulista

Estádio do Pacaembu abriga o Museu do Futebol na capital paulista

As informações são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa?do Estado de São Paulo.

Na capital paulista, o público poderá conferir as exposições temporárias do Museu de Arte Sacra de São Paulo, “Gesù è Nato a Napoli” no espaço e “Presépios no Metrô”, dentro do Metrô Tiradentes. Ambas encerram em 6 de janeiro de 2021. O museu estará aberto de 26 a 27 de dezembro, das 9h às 17h e de 2 a 3 de janeiro, das 9h às 17h. Fechado de 22 a 25 de dezembro; 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Confira no site os horários de visitações das mostras: https://museuartesacra.org.br/.

Divulgação

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo inaugura pela primeira vez, uma exposição dedicada à produção indígena contemporânea, com curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena. Véxoa: Nós sabemos conta com trabalhos de 23 artistas/coletivos de diferentes regiões do País, apresentando pinturas, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações, além de uma série de ativações realizadas por diversos grupos indígenas. A exposição segue até 22 de março de 2021. O espaço estará fechado de 24, 25 e 31 de dezembro de 2020 e no dia 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, as serão visitas mediante agendamento prévio no site da instituição. O museu funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h. Mais informações no site: https://pinacoteca.org.br/

Na Estação Pinacoteca está em cartaz a mostra “Joan Jonas: Cinco Décadas”, primeira exposição individual na América do Sul da pioneira da videoarte e da performance, Joan Jonas, até 08 de fevereiro de 2021. O espaço estará fechado de 24, 25 e 31 de dezembro de 2020 e no dia 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, visitas serão mediante agendamento prévio no site da instituição. Funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h. Mais informações no site: https://pinacoteca.org.br/

Segue em cartaz a exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura”, do Memorial da Resistência de São Paulo, na Luz. Realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, sob a curadoria de Renan Quinalha, a exposição faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero. O Memorial fica aberto nos dias 22 e 29 de dezembro, e fecha de 23 a 25 de dezembro e de 30 de dezembro a 1º de janeiro. A visitação é gratuita, mas é necessário reservar a data e horário pelo site do Memorial: https://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/.

No Museu da Imigração, a dica é a exposição temporária “Nonni di São Paulo”, que reúne 50 depoimentos de migrantes italianos realizadas por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, e que trazem histórias de vida dos imigrantes no Brasil, formando um painel da integração entre o país europeu e São Paulo. O museu estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, funcionará normalmente de quarta a domingo, das 11h às 17h. Mais informações no site: https://museudaimigracao.org.br/.

O Museu do Futebol, no Pacaembu, exibe a mostra “Pelé 80 – O Rei do Futebol”. De forma lúdica, busca transpor a imagem do rei do futebol a uma visualidade universal e contemporânea. O espaço estará fechado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://museudofutebol.org.br/.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), o público pode conferir o #CINECIÊNCIA, com o filme “Frankenstein” (1931) no dia 27/12, às 17h, com debate entre especialistas sobre filmes clássicos direto da plataforma do espaço. A instituição estará fechada de 21 de dezembro a 7 de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.mis-sp.org.br/.

A família toda também pode aproveitar as atrações virtuais do Museu Catavento, que fará uma retrospectiva Catavento na Web, com curiosidades, gafes e muita ciência, no dia 29/12, às 16h. O espaço estará fechado nos dias 14, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://museucatavento.org.br/.

O Museu da Casa Brasileira tem a mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”, que apresenta painéis fotográficos e textuais correlacionando as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica. O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021 estará fechado. Mais informações no site do MCB: https://mcb.org.br/pt/.

As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de Janeiro. Entre as atividades, está a “Hora do Conto em Libras”, realizada on-line pela Biblioteca Parque Villa-Lobos no sábado, 26/12, das 16h às 16h45. Conta a história de Safira e Afonso, que se amam, mas vivem em reinos diferentes e inimigos; e para ficar juntos, recorrem à magia de uma poderosa feiticeira. Para participar acesse www.bvl.org.br/inscricao. Mais informações da Biblioteca de São Paulo no site: https://bsp.org.br/.

Na Casa das Rosas, localizada na avenida Paulista, além de admirar o jardim em um passeio pela região, é possível conferir o espaço tombado pelo Condephaat. O Museu estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.casadasrosas.org.br/.

A Casa Guilherme de Almeida, que abriga o acervo composto por objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro, estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/.

A Casa Mário de Andrade, antiga residência do escritor, na rua Lopes Chaves, traz um panorama abrangente de sua grande e múltipla contribuição para a arte e a cultura brasileiras. Estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Site: https://www.casamariodeandrade.org.br/.

Emerson Souza

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina, bem como a Biblioteca e demais espaços estarão fechados de 24 a 31 de dezembro e nos dias 1 a 3 de janeiro de 2021. O espaço estará aberto dias 18, 29 e 30 de dezembro das 11h às 15h. Mais informações no site: https://memorial.org.br/.

As Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade estarão fechadas de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2021. Informações detalhadas emhttps://oficinasculturais.org.br/. Bem como as Fábricas de Cultura da Zona Norte e Sul que retornam as atividades após 4 de janeiro de 2021 e as Fábricas de Cultura da Zona Leste e São Bernardo do Campo que fecham de 21 de dezembro a 1ª de janeiro de 2021. Mais informações emhttps://www.fabricasdecultura.sp.gov.br/.

LITORAL
No Museu do Café, em Santos, litoral de São Paulo, o público poderá conferir a exposição temporária “Mundo em Rede: as telecomunicações e o café”. A inauguração aconteceu por meio de uma live no Instagram, no dia 16 de dezembro, às 17h, e a visitação presencial poderá ser realizada a partir do dia 17. O espaço estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º de janeiro de 2021. O Museu do Café abre de quarta a domingo, das 11h às 16h. Aos sábados, a entrada é gratuita. Mais informações no site: https://www.museudocafe.org.br/.

INTERIOR
O Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski, interior de São Paulo, funcionará nos dias 24 e 31/12 das 10h às 13h, sendo realizado no dia 30/12, às 19h30, a live “Sarau Musical Cantigas de Minha Terra 2020 – Edição On-line”, que traz como temática histórias, contos, causos, casos de amor e romance no universo rural e sertanejo, direto da plataforma de Youtube do espaço. O museu estará fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site: https://www.museucasadeportinari.org.br/.

No Museu Índia Vanuíre, que fica em Tupã, o público poderá conferir o projeto “Vem que eu te conto um conto”, com transmissão on-line, que narra uma história sobre a temática natalina. A ação parte da premissa de que ouvir histórias possibilita aguçar a memória cultural e afetiva no dia 25/12, às 12h. O espaço funcionará nos dias 24 e 31 de dezembro das 19h às 13h. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site:https://museuindiavanuire.org.br/.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro terão atrações para o período de festas, entre elas está a apresentação do violinista David Souza, no dia 24/12, para celebrar a véspera de Natal, com a canção natalina “Noite Feliz”, às 20h, em transmissão on-line. O espaço funciona nos dias 24 e 31 de dezembro, das 10h às 13h. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site: https://www.museufelicialeirner.org.br/.

Fonte: PANROTAS