Vereador Augusto Amador anuncia que não concorrerá à reeleição em 2022

amador augusto 002 Vereador Augusto Amador anuncia que não concorrerá à reeleição em 2022
“Para servir os moradores do Ironbound como é necessário, tenho que estar com a saúde perfeita”, disse Amador.

O primeiro vereador de ascendência portuguesa a conquistar um cargo na Câmara de Newark anuncia o fim de uma carreira ilustre

Depois de 24 anos, a Câmara Municipal de Newark perderá um de seus membros mais identificados com a comunidade luso-brasileira. O murtoseiro Augusto Amador, 72 anos, o primeiro vereador de ascendência portuguesa a conquistar um cargo na Câmara de Newark, está perto de iniciar uma nova etapa em sua vida.
No último dia 27 de setembro, ele publicou uma postagem em suas redes sociais, dando a saber que não concorrerá a um novo mandato. No texto, ele enumerou as conquistas do bairro durante o tempo em que serviu à nossa comunidade (leia ao final da matéria).
Amador trabalhou durante muitos anos na PS & G (provedora de energia do estado de New Jersey) e se envolveu com a liga de futebol amadora, tendo sido seu presidente. Elegeu-se vereador em 1998, ­derrotando Hank Martinez, um dos repre­sen­tantes da velha política na cidade de Newark.
“Um dos piores hábitos dos políticos é não entender que a vida é um ciclo, que eles se recusam a respeitar. Seguindo as orientações de quatro médicos e da minha família, senti que era chegada a minha hora de sair”, disse durante entrevista ao portal TAPintoNewark..
Nos últimos anos, o vereador tem travado dura batalha contra uma doença cruel, a artrite reumatóide, que castiga milhões de pessoas em todo o mundo. Como se não fosse bastante, sobreviveu a dois ataques cardíacos.
“Para servir os moradores do Ironbound como é necessário, tenho que estar com a saúde perfeita. Neste momento, não estou com a saúde perfeita”, lamentou.


AMADOR POR ELE MESMO

“Nasci na Murtosa no dia 1º de Janeiro de 1949. Frequentei o liceu São João de Brito e vim para os Estados Unidos no dia 31 de Janeiro de 1966, seguindo os passos do meu pai e dos meus irmãos.Trabalhei na firma PSEG como ­administrador, e estive no Brasil em 1997 em representação dessa firma. Em 1997, fui nomeado Vice-Prefeito de Newark e em 1998 fui eleito Vereador”.

QUATRO PERGUNTAS PARA O VEREADOR

1 – Ao longo de sua experiência como vereador do bairro leste, qual a sua conclusão sobre a comunidade brasileira. Você acha que poderemos ter algum brasileiro (ou descendente de brasileiro) concorrendo a algum cargo eletivo na cidade?

A comunidade brasileira já é uma força em termos de números. Claramente, tem que estar mais unida e com propósito definido. Creio que esse objetivo é hoje muito mais fácil do que o que a comunidade portuguesa enfrentou no fim dos anos 90. É preciso participar em tudo o que tem a ver com a comunidade. Acima de tudo, tem que estar unida.

2 – De todos os seus feitos como vereador de Newark, qual de suas iniciativas você considera ser o seu grande feito?

As escolas Oliver e South. Tudo começa com a educação e o valor duma comunidade conhece-se pelo valor da educação dessa comunidade. Tenho muito orgulho de ter dado muito apoio às escolas do Ironbound.

3 – Agora que você não tem mais as suas obrigações com a cidade de Newark, é sua intenção se dedicar à literatura, outra grande paixão?

Escrever é um dos meus passatempos favoritos. Já escrevi 5 livros, três em parceria com um ex-colega do liceu, e estou agora a escrever sobre o meu pai, chamado Silencioso e Lágrimas, que retrata a forma como os imigrantes viviam nas décadas de 40 e 50. Meu pai emigrou, primeiro para o Brasil e depois para os Estados Unidos, em 1940. Meu pai era um homem cheio de silêncios e, hoje, tento saber a razão dos seus silêncios como imigrante.

4 – Quais foram as maiores dificuldades encontradas, sendo o primeiro vereador de origem portuguesa a servir à Câmara Municipal?

As maiores dificuldades que encontrei na política foram a falsidade, a corrupção, os interesses pessoais, e continuar a viver nesse meio durante cerca de 24 anos.
Entrei com um propósito claro e saí dessa maneira. Apesar de tudo, consegui manter os mesmos ideais que me levaram a concorrer em 1998. É difícil, mas creio que consegui, apesar das tentações que surgiram.
Acima de tudo, estiveram sempre os interesses dos residentes.

5 – A política acabou para Augusto Amador, ou existem projetos neste sentido aqui ou na sua bela Murtosa?

A política possivelmente acabou. É o fim dum ciclo. Isso não quer dizer que o meu envolvimento na qualidade de vida dos residentes do Bairro Leste tenha terminado. Apesar de estar afastado do poder político, continuarei ativo sempre que necessário.

MENSAGEM AOS MORADORES DO IRONBOUND

Queridos amigos:

Permita-me esta oportunidade para informar que NÃO SEREI um candidato para o cargo de vereador do bairro Leste em 2022.
Como eu digo MUITO TEMPO a todos vocês, agradeço sinceramente o apoio e os conselhos que me deram durante todos esses anos que servi na Câmara Municipal, como seu representante.
Através do trabalho árduo, honestidade, integridade e dedicação à nossa comunidade, conseguimos “navegar” através dos bons e dos maus tempos.
E, embora a demografia tenha mudado drasticamente desde 1998, nossa comunidade passou de ser a mais pobre para a mais próspera cidade de Newark.
O seguinte é um exemplo do que foi alcançado:

* Estádio Ironbound / Renovado
* Faixa de gelo Ironbound / Renovada
* Parque Riverfront / Construído
* Clínica de Saúde St James / Aberta
* Campos de bola em frente ao rio / Construídos
* Escola de South Street / Construída
* Escola Oliver St / Construída
* Inundações da Rua South / Em andamento.
* Pequena Câmara Municipal / Creado
* IBID / Criado e ampliado
* Valores do imóvel / Aumentado consideravelmente
* Impostos Prediais / Estabilizados
* Hyatt Court / Renovado
* Monumento à imigração / construído
* Parque Henessy / Em processo de renovação
* Terrel Homes / Novo conjunto habitacional
* Hayes Park Leste / Litígio
* East Side H. S. (Centro de Mídia) / Construído
Mais uma vez, agradeço a honra de vos ter servido durante todos estes anos.
Viva NEWARK!
Deus abençoe os Estados Unidos da América
Viva NEWARK!
DEUS ABENÇOE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!

Fonte: Brazilian Voice