Vivendo uma era de incertezas com segurança

Obviamente no momento que vocês estiverem lendo esta coluna já estaremos vivendo a loucura do coronavírus, por algumas semanas.

No meio de tantas incertezas e loucuras, vamos conversar sobre como manter a sanidade e a economia dentro dos parâmetros normais em uma situação de crise como esta.

Primeiro vamos combinar que não existe razão para você estocar papel higiênico, papel toalha, ou comida. Vamos ser responsáveis e lembrar que existem outras pessoas no mundo que também precisam ter acesso a estas coisas básicas.

Quando existe uma situação de emergência, muitas vezes a situação apresenta o seguinte quadro: as pessoas vão receber menos (pois os lugares vão fechar mais cedo ou fechar temporariamente) e provavelmente gastar mais. Nesta hora se não houver o planejamento você pode acabar gastando a sua reserva, ou pior, tendo que apelar para o cartão de crédito.

De maneira que a melhor pedida é planejar e ser criativo.

No caso do coronavírus, as escolas fecharam e o pedido é que a gente não ande em aglomerações. No combate ao vírus, a higiene é super importante, e não tem nada melhor do que o velho sabão para ajudar você a se manter saudável. Mas às vezes a gente está em uma situação onde não dá para lavar as mãos, e aí entra o poderoso “desinfetante de gel e álcool”.

O gel de álcool é muito importante se ter, mas se você não consegue achar, faça o seu próprio em casa; segue a receita:

Receita de desinfetante para as mãos:

3/4 de xícara de isopropil ou álcool (99%) 1/4 xícara de gel de aloe vera (para ajudar a manter as mãos macias e a neutralizar a dureza do álcool)

10 gotas de óleo essencial, como óleo de lavanda, ou você pode usar suco de limão.

Instruções:

Despeje todos os ingredientes em uma tigela, idealmente com um bico de vazamento, como um recipiente de medição de vidro. Misture com uma colher e depois bata com um batedor para transformar o desinfetante em um gel.

Despeje os ingredientes em uma garrafa vazia para facilitar o uso e rotule-a como “desinfetante para as mãos”.

Com esta receita você vai ter o que precisa sem precisar gastar muito. Observe as suas contas e veja se não está na hora de abrir mãos de certas coisas para folgar o seu orçamento um pouquinho (hora de apertar os cintos).

Dinheiro de cinema, idas ao mall, gasolina (se é para ficar mais em casa a gente pode economizar aqui também); até a grana de restaurante dá para ser revista. Como o ideal é ficar em casa, ao invés de ir ao restaurante e ficar lá consumindo bebidas, peça um take out. Assim você continua contribuindo para a economia e suportando o comércio local, mas não vai gastar tanto quanto gastaria se estivesse passando o tempo no restaurante. Estas pequenas economias vão ter importância fundamental para o seu orçamento não sucumbir em um momento de crise como este. Afinal, ainda não sabemos por quanto tempo estas restrições estarão em vigor.

No mais que reine o bom senso: observe as fontes seguras de informações, mas não participe da histeria coletiva. Algumas empresas vão estender o prazo de pagamento para ajudar as pessoas durante esta fase e isso muitas vezes inclui o pagamento de mortgage também. Então fique atento e informado.

Nós vamos passar por esta crise!

Uma ótima semana para todos!

O post Vivendo uma era de incertezas com segurança apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News