AJUDA PANDÊMICA – Prazo para indocumentados que vivem em NJ provarem que merecem cheque de US$ 2 mil termina dia 30

 
Quase metade dos 35.000 residentes que solicitaram o fundo de trabalhadores excluídos de…

Quase metade dos 35.000 residentes que solicitaram o fundo de trabalhadores excluídos de New Jersey ainda não receberam nenhuma ajuda – mas têm até o final do mês para provar que foram deixados de fora de outros auxílios pandêmicos e, portanto, se qualificam para um cheque de US $ 2.000.

O Departamento de Serviços Humanos disse que US$ 41 milhões foram distribuídos a 18.000 trabalhadores, com outros 17.000 pedidos ainda pendentes. O fundo destina-se a ajudar indivíduos como imigrantes indocumentados ou ex-presidiários que não se qualificaram para outros programas de ajuda a quem foi impactado pela pandemia da COVID-19 ou benefícios de desemprego.

Pessoas com pedidos pendentes têm até 30 de setembro para apresentar os documentos necessários e provar que são elegíveis, de acordo com as autoridades. Embora grupos de defensores tenham dito que estão trabalhando com os candidatos para ajudá-los a enviar a documentação correta, eles pediram ao Estado que intensifique seus esforços de divulgação ou adie o prazo.

“O estado nos prometeu que todos os candidatos elegíveis receberão seu cheque de alívio, por isso deve garantir que todos estejam cientes do novo prazo e tenham a oportunidade de obter uma consulta e fazer perguntas com suporte adequado de acesso ao idioma”, disseram Laura Bustamante e Rosanna Aran, da Excluded NJ Coalition em um comunicado a Gothamist, um site de notícias. “New Jersey precisa de um aumento imediato das operações do programa ou deve estender o prazo”, acrescentaram.

O Excluded New Jerseyans Fund foi lançado há quase um ano em outubro, após meses de protestos, comícios e uma greve de fome de três semanas promovida por grupos de defesa de imigrantes. Eles argumentaram que os indocumentados que ficaram doentes durante a pandemia, perderam o trabalho ou entes queridos, lutaram para colocar comida na mesa e pagar o aluguel.

O governo Murphy disse que a demanda pelo programa não existia e redirecionou a maior parte do dinheiro para o orçamento do estado. Isso provocou um alvoroço de grupos de imigrantes até que ele concordou em restaurar o fundo usando dólares federais do American Rescue Plan e facilitar o processo de inscrição.

O estado parou de aceitar inscrições em fevereiro e Murphy disse que seu governo alocaria dólares adicionais ao fundo para qualquer pessoa que se candidatasse dentro do prazo e fosse aprovada.

Embora milhares tenham sido capazes de reivindicar o benefício único, muitas famílias que se inscreveram há mais de sete meses ainda estão esperando por ajuda – e os defensores temem que a data limite de setembro possa deixar muitos sem o alívio prometido.

“Mais de 35.000 famílias se inscreveram no Excluded New Jerseyan Fund, apenas uma fração dos muitos milhares que foram forçados a sobreviver por dois anos sem alívio pandêmico. Agora, um prazo de 30 de setembro está se aproximando e NEW Jersey enfrenta o mesmo risco – que a conscientização pública limitada contribuirá para oportunidades perdidas de enviar documentos para provar que são elegíveis e merecem alívio”, disse a Excluded NJ Coalition em seu comunicado.

Os candidatos precisam provar que moram no estado, têm 18 anos ou mais, ganham US $ 55.000 ou menos por ano e foram excluídos dos benefícios de desemprego e dos cheques federais da COVID.

Os candidatos também podem solicitar uma consulta on-line para revisar qualquer documentação necessária através do link https://bit.ly/3Sjp9UN ou ligar para 609-588-2001 para obter ajuda.

Fonte: Brazilian Times