Brasileiros disputam as Eleições Primárias de Massachusetts que vão acontecer na terça, dia 06

Na terça-feira, dia 6, é o último dia em que os eleitores de Massachusetts podem votar nas eleições primárias estaduais e locais.

Aqueles que se inscreveram para votação via correio podem devolver suas cédulas eleitorais usando o Serviço Postal dos Estados Unidos. Elas devem chegar aos escritórios eleitorais locais até às 8:00 p.m. no dia da eleição.

Se você ainda não enviou, a cédula pode ser deixada no escritório eleitoral local, em um local de votação antecipada ou em uma urna.

Os locais de votação não aceitarão cédulas por correio no dia da eleição.

O governador Charlie Baker e a Vice-governadora Karyn Polito anunciaram, em dezembro de 2021, que não tentarão a reeleição, então os eleitores terão a tarefa de escolher seus sucessores.

CANDIDATOS A GOVERNADOR: Geoff Diehl (R), Chris Doughty (R), Maura Healey (D)

CANDIDATOS A VICE-GOVERNADOR: Leah Allen (R), Kate Campanale (R), Kim Driscoll (D), Tami Gouveia (D), Eric Lesser (D)

CANDIDATOS A PROCURADOR GERAL: Andrea Campbell (D), Shannon Liss-Riordan (D), Jay McMahon (R).

CANDIDATOS A SECRETÁRIO DE ESTADO: William Galvin (D), Rayla Campbell (R), Tanisha Sullivan (D).

CANDIDATO A AUDITOR ESTADUAL: Chris Dempsey (D), Diana DiZoglio (D), Anthony Amore (R)

Também haverá eleições para Deputados Estaduaisem vários distritos e entre eles estarão três brasileiras. Margareth Shepard e Priscila concorrem pelo 6º Distrito Middlesex. Rita Mendes concorre pelo 11º Distrito em Brockton.

O mineiro Carlos AF DaSilva concorre para Comissário do Condado de Plymouth.

O Brazilian Times vai destacar nesta edição um pouco da história de cada um deles para que o eleitor possa conhecer e decidir em quem votar.

MARGARETH SHEPARD – CANDIDATA PELO 6TH DISTRITO MIDDLESEX

A brasileira Margareth Shepard, ex-vereadora pela cidade de Framingham e candidata a Deputada Estadual por Massachusetts, compartilhou em suas redes sociais alguns pontos da sua plataforma de trabalho caso venha ser eleita. Ela, que tem recebido apoio de importantes lideranças e organizações, vem se tornando favorita ao cargo.

De acordo com Shepard, uma de suas metas é ampliar o seu trabalho na defesa da comunidade, dos proprietários de pequenas empresas e “utilizar a experiência adquirida como vereadora por dois mandatos para lutar ainda mais pelos objetivos comuns”.

Shepard também vai lutar para assegurar fundos vitais para concluir a limpeza das águas contaminadas, investir em empregos verdes e acelerar a transição para energia renovável.

Ela explicou que empregos verdes são trabalhos de agricultura, atividades de fabricação, pesquisa e desenvolvimento, administração e serviço que contribuem de forma considerável para preservar ou restaurar a qualidade do meio ambiente.

A candidata também pretende investir em educação pública, principalmente para oferecer acesso à educação universitária sem custo.

Outra bandeira que será palco de luta de Shepard é expandir acesso a moradias subsidiadas pelo governo, dar apoio aos inquilinos e criar oportunidades para aquisição da primeira casa própria. “Também vou lutar para proteger e ampliar acesso a um sistema de saúde de qualidade com custo acessível”, acrescentou.   

Por fim, Shepard disse que lutará para apoiar a comunidade de idosos, “que merecem desfrutar da aposentadoria”.

Para conhecer mais trabalhos e projetos de Shepard, acesse o link https://www.facebook.com/electmargarethshepard

PRISCILLA SOUSA – CANDIDATA PELO 6TH DISTRITO MIDDLESEX

Priscila Sousa, que é membro do Comitê Escolar, também disputa uma vaga de Deputada Estadla pelo recém-formado 6º Middlesex – cobre grande parte do lado sul da cidade. Ele não tem titulares e nenhum republicano está concorrendo à vaga. Portanto, qualquer um dos três candidatos democratas que vencer a eleição primária de 6 de setembro será a única pessoa na cédula na eleição geral em 8 de novembro.

Priscila tem 34 anos de idade e é formada nas escolas de Framingham. Ela trabalha na indústria solar e é membro do Comitê Escolar. Desde muito jovem ela demonstrou o seu amor pela comunidade e quer se tornar deputada para ajudar ainda mais no crescimento da cidade.

Rela atua em vários conselhos comunitários: Hoops & Homework, Framingham FORCE, Friends of Resiliency for Life e Voices Against Violence Purple Passion Committee. “Me tornar presidente do Comitê Escolar me ensinou muito sobre servir a um corpo legislativo. Foi uma grande oportunidade para aperfeiçoar as habilidades de construir coalizões e reunir apoio”, disse.

Ela disse que é “excepcionalmente qualificada” para representar o Southside e quer começar a trabalhar – com a contribuição de líderes comunitários em todo o distrito e em toda região.

Uma coisa que Priscila gostaria de priorizar é ajudar as empresas do centro. Ela mesma administra uma e sabe como é difícil ter sucesso, embora Framingham seja cercada por comunidades com centros movimentados.

“Cada dia que a loja fica aberta é um pequeno milagre e não deveria ser assim”, disse ela. “Nossos proprietários de pequenas empresas trabalham incrivelmente duro para se manterem”, destacou.

Priscila disse que muitos de seus objetivos, se for eleita, são definidos através do foco educacional. Ela afirmou que ao norte da Rota 9, muitas crianças têm acesso à pré-escola. Mas esse número cai drasticamente no lado sul.

Ela disse que trabalhará para garantir que a educação não seja uma questão de privilégio. “Os dados estão aí para quem quiser ver. Não ter acesso à educação pré-escolar afeta o desenvolvimento social, o desenvolvimento acadêmico e até mesmo a capacidade de ganho”, disse ela. “É injusto ter uma criança de 5 anos no primeiro dia do jardim de infância com aprendizado muito diferente do que a criança ao lado dela, porque uma delas teve acesso à pré-escola e a outra não”, seguiu.

Priscila concorreu a prefeita de Framingham em 2017, ficando em quarto lugar entre sete candidatos na eleição preliminar, com 538 votos. Os dois primeiros candidatos nessa corrida, Yvonne Spicer e John Stefanini, seguiram em frente, com Spicer prevalecendo em novembro.

“Como ex-deputado estadual por cinco mandatos, sei o que é preciso para servir nossa comunidade na Statehouse”, disse Stefanini em comunicado endossando a brasileira. “Nosso distrito precisa de uma líder forte, que use sua voz para trabalhar incansavelmente em o nome de South Framingham nas questões importantes para nós. Precisamos de uma colaboradora que trabalhe com todos e entenda as pessoas que atende. Ela (Priscila) tem energia, paixão e propósito para ser a nossa voz”, acrescentou.

Mais informações sobre Priscila podem ser obtidas no site https://www.priscilaforframingham.com

RITA MENDES – CANDIDATA DA DEPUTADA EM BROCKTON

A brasileira Rita Mendes que concorre a uma vaga de Deputada Estadual por Brockton conseguiu ao longo de sua campanha apoio de importantes organizações e líderes comunitários.

Um dos apoios vem da Massachusetts Nurses Assocition, que declarou apoio ao nome da brasileira apontando-a como a mais indicada para representar a região de Brockton na Statehouse. A associação foi fundada em 1903 e tem sido a voz mais poderosa e eficaz em enfermagem e saúde na Commonwealth.

“Estou muito honrada por ser endossada pela Massachusetts Nurses Association (MNA). Na Statehouse, sempre defenderei sua causa e garantirei que eles recebam o financiamento de treinamento profissional, entre outros recursos necessários para cuidar dos pacientes com segurança e eficácia”, disse Mendes.

Rita é advogada, empresária e vereadora de Brockton pelo segundo mandato.  “Sempre fui guiada por uma forte bússola moral e por minhas origens humildes e meu passado. Como mãe, quero tornar a a nossa região um lugar melhor não só para meus filhos, mas para todas as crianças. Vou continuar a ser uma defensora zelosa de escolas melhores, ruas mais seguras com mais patrulhas policiais de trânsito e suporte contínuo pequenas empresas. Em Beacon Hill, vou lutar pelas mesmas causas com exatamente os mesmos valores”, afirmou ela.

Rita é uma brasileira naturalizada cidadã dos Estados Unidos. Aos 12 anos, ela imigrou para este país, sem falar inglês. “Aprendi o valor do trabalho árduo enquanto trabalhava por muitas horas na indústria de restaurantes”, disse. “Graças aos programas, apoio e orientação nas Escolas Públicas de Brockton, eu me tornei a primeira pessoa da minha família a se formar no ensino médio”, acrescentou.

Mendes mais tarde trabalhou seu caminho na faculdade e na universidade de direito. Ela agora é uma advogada e dona de uma imobiliária de imóveis em Brockton, onde mora com o marido e dois filhos.

Para conhecer mais sobre Rita Mendes acesse o site www.ritamendes.com

CARLOS AF DA SILVA – CANDIDATO A COMISSÁRIO DO CONDADO DE PLYMOUTH

Considerado um dos líderes políticos mais atuantes na comunidade brasileira, o mineiro de Nacip Raydan, Carlos AF DaSilva, concorre ao cargo de Comissário do condado de Plymouth, em Massachusetts. Como membro da bancada oficial do partido Democrata do Estado e ex-presidente dos Comitês Democratas em Quincy e Hingham, ele sempre trabalhou duro para eleger candidatos que compartilham os mesmos valores que ele.

“Eu me sinto extremamente honrado em lutar pelo nosso partido por mais de 30 anos. Sou Auditor Fiscal do Estado de Massachusetts e como servidor público de carreira, tenho grande orgulho de ser um servidor público como meus pais foram. Meu pai foi policial e minha mãe professora”, disse Carlos que está nessa função há mais de 12 anos.

Ele também é Representante Sindical interno junto a Associação Nacional de Empregados do Estado -NAGE-SEIU, além de ter servido no Comitê Escolar de Hingham, onde fui eleito em 2016 e reeleito em 2019. “Durante meu tempo no Comitê Escolar de Hingham, adquiri um vasto conhecimento sobre a necessidade de garantir financiamento para nossa comunidade. Pude trabalhar com diversos “stakeholders” e me orgulho de sempre buscar unir as pessoas por um propósito comum”, continuou.

Carlos reside em Hingham, com sua esposa Rita DaSilva, com quem está casado há cerca de 29 anos. Ele tem dois filhos que adotaram do Brasil. “Minha esposa também é funcionária pública e foi eleita para o Conselho de Planejamento Urbano de Hingham em 2020”, explicou.

Cidades de Plymouth County:

Abington, Brockton, Bridgewater, Carver, Duxbury, East Bridgewater, Hanover, Hason, Halifax, Hingham, Hull, Kingston, Lakeville, Marion, Mattapoisett, Marshfield, Norwell, Pembroke, Plympton, Plymouth, Rochester, Rockland, Scituate, Wareham, West Bridgewater and Whitman.

PRIORIDADES E VISÃO

Carlos tem vários projetos e ideias para ajudar a melhorar a comunidade oferecer uma qualidade de vida melhor para as pessoas. Entre elas estão:

– Criar uma Força-tarefa de Ação Climática do Condado de Plymouth;

– Trabalhar com os 27 municípios do Condado para reduzir a emissão de carbono local.

– Vai defender que o condado sirva como líder ajudando a compartilhar recursos entre as cidades para itens como contratação, construção e gerenciamento de aquisição de painéis solares e outros projetos de construção de energia renovável.

– Vai lutar para criar um programa de estágio abrindo as portas do governo do condado de Plymouth para os estudantes universitários. “Os jovens do Condado de Plymouth estão buscando ativamente oportunidades para participar do engajamento cívico. Ao fazer parceria com câmaras de comércio, empresas e instituições de ensino superior locais, os estagiários ajudarão a pesquisar e enviar solicitações de subsídios, aprimorar os serviços aos constituintes e obter habilidades de trabalho úteis que são muito necessárias no competitivo mercado de trabalho de hoje”, explicou.

Carlos destacou que os Comissários devem estabelecer (e divulgar) um calendário anual de todas as reuniões, para que todos os cidadãos saibam destas reuniões. Todas as sessões devem ser gravadas em vídeo e essas gravações devem ser disponibilizadas on-line e para transmissão a cabo em todas as 27 comunidades do condado de Plymouth.

Carlos já concorreu uma vez para o cargo, em 2020, e obteve 31 mil votos, tendo a maioria em Brockton, Hingham, Norwell e Hull. Na época havia quatro candidatos e ele ficou na terceira posição. Os dois primeiros foram para o segundo turno. Desta vez, Carlos tem um oponente no primeiro turno, do partido democrata.

Quem ganhar vai para o segundo turno contra o candidato do partido republicano que apoia o Trump. “Aliás, meu oponente democrata apoia o Republicano Geoff Deihl que foi o chefe da campanha do Trump em Massachusetts e que é candidato a Governador pelo partido republicano. Ele está liderando a campanha para cancelar a carteira de motorista para indocumentados. Meu oponente democrata doou dinheiro para o Geoff Diehl e vários outros republicanos. Temos que nos unir para que eu possa ganhar no primeiro turno e também no Segundo”, destacou Carlos.

Quem reside no Condado de Plymouth pode ajudar votando, se estiver apto, ou pedindo para amigos, parentes e patrões votarem. As eleições primárias acontecerão no dia 06 de setembro e para saber mais informações, acesse o site https://carlosdasilva.org/ ou ligue para (781) 908-0599.

Fonte: Brazilian Times