Brazilian Times entrevista Cônsul do Brasil na Finlândia

Fábio, acima, entrevista o Cônsul João Luis, esquerda, e Diego
O correspondente do…

Fábio, acima, entrevista o Cônsul João Luis, esquerda, e Diego

O correspondente do Brazilian Times na Europa, Fábio H. Cesário, entrevistou o Cônsul-geral do Brasil na Finlândia, o Embaixador João Lis de Barros Pereira Pinto, e o Chefe do Setor Cultural, Diego Rafael de Barros. Durante a entrevista eles abordaram vários assuntos, principalmente as atividades culturais e a promoção do idioma português neste país.

O Cônsul nasceu em Londres, na Inglaterra, e é filho de diplomata. “Por isso eu saí da minha cidade natal com um ano de idade. Minha família viveu uma vida de nômade e cada três anos estava em um país diferente”, conta. “Só fixei residência quando entrei para a faculdade de Engenharia, na PUC do Rio de Janeiro”, continuou.

Mas ao longo dos estudos, ele percebeu que a engenharia não era o que realmente queria para a sua vida e decidiu fazer o concurso do Instituto Rio Branco, a escola diplomática do Brasil, reconhecida internacionalmente como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. “Depois de me formar, iniciei a minha carreira como diplomata, há 41 anos”, disse.

O Embaixador João Luis explicou que existe uma hierarquia a ser seguida na área diplomática, a começar por Segundo Secretário, depois Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe. “Vamos sendo promovidos à medida que cumprimos uma série de requisitos”, disse.

Como terceiro e segundo Secretário ele serviu em Washington, DC. Depois, ele foi para o Equador onde trabalhou como Primeiro Secretário. Como conselheiro, trabalhou como Conselheiro em New York e Buenos Aires.

Como Cônsul, serviu na Bolívia, Guatemala e Finlândia, onde está até o momento.

De acordo com ele, nestas mudanças de países os maiores desafios são se adaptar à nova cultura e alimentação. “Mas acredito que um dos grandes problemas é a voltagem dos aparelhos. Acredito que todos os diplomatas devem ter uma coleção de adaptadores de tomadas em sua bagagem”, brinca. “A língua também é uma grande dificuldade, mas nos dias atuais temas uma estrutura muito grande para nos apoiar, tais como intérpretes, motorista e até pessoas que conhecem a cidade para nos acompanhar”, explicou.

Em relação à família, o Cônsul explicou quem mais sofre é a cônjuge, pois ela não tem ao seu lado toda a estrutura que ele tem. “Ela é quem vai sozinha nos mercados para fazer compras e aqui na Finlândia todas as tarjas de alimentos estão em finlandês, por isso fica difícil saber o que tem nas embalagens”, explicou.

CENTRO CULTURAL BRASIL/FINLÂNDIA

O Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) tem como objetivo atender à crescente demanda de ensino básico para estrangeiros do idioma português falado no Brasil, bem como auxiliar a Embaixada na tarefa de difusão da cultura brasileira. O CCBF está instalado no prédio da Embaixada e conta com uma sala de aula e uma biblioteca.

São oferecidos cursos de português do básico ao avançado, além de programação cultural diversificada: exibição de filmes, encontros musicais, recital de poesias, demonstração de pratos típicos da culinária brasileira e carnaval.

Diego explicou que o centro foi fundado há 30 anos e faz parte da rede de ensino do Itamaraty no exterior, que hoje conta com 24 centos culturais brasileiros, 5 núcleos de estudos e mais de 40 leitorados brasileiros em universidades estrangeiras. Cada um deles é vinculado à respectiva embaixada brasileira no país em que está.

“O que marca o nosso centro é o fato dele ser o braço da embaixada da promoção cultura brasileira através ensino da língua portuguesa. “Por ser na Finlândia, conseguimos absorver as melhores táticas de educação, pois este pais é o polo de excelência da educação no mundo”, disse Diego.

Ele destacou que o centro se destacou durante a pandemia, pois não parou os seus trabalhos. “Pelo contrário. Nós intensificamos nossas atividades e conseguimos mais alunos”, acrescentou.

Para assistir à entrevista completa acesse às redes sociais do Brazilian Times e o canal no You Tube através do link https://bit.ly/3x23DuO



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW– O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Fonte: Brazilian Times