CASO RC TOUR: Brasileiro que prejudicou mais de 100 brasileiros nos EUA pode ter fugido para o Brasil

A situação das vítimas que alegam terem sido prejudicadas pela empresa RC Tour e seu…

A situação das vítimas que alegam terem sido prejudicadas pela empresa RC Tour e seu proprietário, Ronaldo Capdevilla, continua na mesma. Elas pagaram por um serviço que não foi entregue e não foram reembolsadas depois. Até o fechamento desta edição, de acordo com relatos da maioria, “o que se tem é apenas promessas”.

Como o jornal Brazilian Times e outros meios de comunicação divulgaram, Ronaldo vendeu pacotes de excursões para a Disney e Hawaii. Mas nas duas situações ele cancelou as viagens para dezenas de pessoas, deixando mais de 40 no prejuízo.

Mas este número aumentou depois que a história se tornou pública e um grupo criado no WhatsApps que reúne as vítimas revelou que foram mais de 100 brasileiros prejudicados por Ronaldo. Além de ter destruído o sonho destas pessoas, o prejuízo financeiro ultrapassa US $100 mil.

Logo que as vítimas começaram a cobrar Ronaldo e exigir o reembolso do dinheiro pago, através de uma mediadora judicial, foi prometido que até o dia 1º de Março todos começariam a receber o dinheiro. Mas o dia chegou e ninguém foi reembolsado, mostrando que foi uma estratégia utilizada para “ganhar tempo”, conforme relato das vítimas.

Última publicação de Ronaldo no Instagram foi há três semanas

Ronaldo mais uma vez assumiu um compromisso de ressarcir todos os que diziam ter sido prejudicados e mais uma vez ele não cumpriu o prometido, segundo as vítimas.

No começo desta semana, o grupo recebeu uma notícia nada agradável. De acordo com as informações coletadas, Ronaldo “fugiu” para o Brasil e estaria na casa de familiares no estado de São Paulo.

Uma das vítimas disse à redação do Braziian Times que um dos investigadores do caso garantiu que Ronaldo viajou na sexta-feira, dia 11. “Eu já tentei falar com ele, mas o telefone está o tempo inteiro desligado”, afirmou.

O investigador, Oficial Faria de Framingham, orientou também que as vítimas não precisam registrar ocorrência em todos os departamentos de polícia. Ele explicou que como assumiu o caso, está reunindo o máximo de provas e testemunhos possível para seguir com o processo de acusação. 

Em relação ao fato de Ronaldo ter fugido, ele explicou que “infelizmente foi emitido um pedido de prisão e foi descoberto que ele chegou no Brasil na sexta-feira”. O oficial acrescentou ainda, que isso não significa que o caso está fechado. “Vamos continuar com a investigação”, afirmou.

Além dos departamentos de polícia locais estarem recebendo denúncias, o FBI também já emitiu um comunicado para algumas das vítimas de que uma pessoa está no caso e vai investigar tudo.

A página da RC Tour, que antes das denúncias se tornarem públicas eram atualizadas constantemente com ofertas de viagens e fotos de passeios, não é atualizada desde o dia 5 de março e no Instagram a última publicação foi feita três semanas antes deste artigo ser escrito.

Página não é atualizada desde o dia 5 de março

ENTENDA O CASO

A redação do Brazilian Times recebeu várias reclamações sobre Ronaldo estar vendendo excursões e não entregando o serviço. De acordo com as informações iniciais, pelo menos 60 pessoas foram prejudicadas e tiveram seus sonhos destruídos. Mas alguns afirmam que o número passa de centenas. “Ronaldo acabou com o planejamento de um ano. Minha família iria para o Hawaii e para isso economizamos por meses e entregamos o dinheiro para ele”, disse uma das supostas vítimas.

Ela está em um grupo que foi criado no WhatsApp e já reúne mais de 60 membros. Todos alegam que foram vítimas e que perderam muito dinheiro neste esquema. Juntando todas as queixas, o valor é de dezenas de milhares de dólares.

O fotógrafo e produtor de eventos Roberto Assis, disse que somente na cidade de Plymouth, ele coletou a quantia de US $4 mil. Este valor era referente as passagens de sua ex-esposa, dois filhos e uma amiga da família. Todos iriam para a Disney. “Meus filhos estão arrasados. Eles falaram para os amiguinhos sobre a aventura que teriam em um lugar que muitos sonham em ir. Mas agora ficam trancados em casa, com vergonha e tristes por não terem viajado”, disse.

 Assim como eles, o casal Zaqueu e Simone Esteves que adquiriu o pacote oferecido por Ronaldo há cerca de dois meses para uma excursão para Orlando (Flórida) que aconteceria do dia 20 a 26 deste mês. “Ele criou um grupo com outras pessoas e até então não havia nenhum problema. Mas logo que o dia da viagem foi se aproximando começaram os transtornos”, disse.

De acordo com Zaqueu, quando cobrava alguma informação sobre as passagens, “Ronaldo se esquivava” e alegava que mais próximo da data iria dar mais detalhes. “Mas há um dia da viagem, ele informou que havia sido cancelada a viagem e que ela aconteceria no dia seguinte após o combinado”, disse. “Ficamos tristes, mas ainda estávamos tranquilos porque a mudança seria de apenas um dia, continuou.

Mas quando chegou no dia 20, de acordo com Zaqueu, Ronaldo começou a mandar reservas das passagens feitas por uma agência de viagens no Brasil. “Mas elas tinham horários e itinerários diferentes, com alguns fazendo escala em Houston (Texas) e outros em Philadelphia (Pennsylvania) e alguns em Washington”, explicou. “A minha era direto para Orlando, ás 7:00 pm do dia 21. Ele me ligou e disse que iria comigo e que me pegaria na minha casa. Mas quando chegou às 5:00 pm, algumas pessoas começaram a ligar do aeroporto para relatar que as passagens não estavam pagas e que não puderam embarcar. Eu recebi uma ligação, supostamente da secretária dele, me informado que a viagem tinha sido cancelada e que no outro dia alguém entraria em contato comigo para a restituição do dinheiro dentro de 15 dias”, explicou. “Não foi uma quantia exorbitante, mas eu tirei uma semana de férias, fiz planos, malas prontas e agora estou com o psicológico abalado”, finalizou.

Ronaldo sendo confrontado pela polícia no Hawaii

Também na mesma situação está Elizabeth, que trabalha em um restaurante e reside em Newbury Port. Ela comprou o pacote em agosto de 2021 da excursão prevista para o dia 20, com destino ao Hawaii. Da mesma forma como a família do fotógrafo Roberto, a viagem foi cancelada com poucas explicações. Ela pagou o valor de US $2 mil referente a duas passagens, a dela e a de uma amiga. “Até o momento em que paguei a passagem, ele me atendia sempre, mas depois ficou difícil ter contato com ele”, disse ela que solicitava dados da viagem, bem como as informações do voo, mas Ronaldo não fornecia. “Ele sempre falava que era cedo e que mais próximo da data teria todos os detalhes”, continuou.

Elizabeth acrescentou que em algumas vezes que Ronaldo a atendeu, foi rude. “Eu apenas queria saber informações sobre o voo, bem como dados da minha viagem, pois eu paguei e a única prova que tinha era a conversa pelo WhatsApp e o extrato da plataforma que usei para efetuar o pagamento”, explicou.

Ela disse, ainda, durante o período em que comprou a passagem, Ronaldo trocou o número de telefone. “Eu só consegui falar com ele depois que outra pessoa me passou o novo número”, depois que conseguiu falar com ele novamente, passou a ser atendida por uma mulher que se identificava como secretária dele. “Mas toda vez, a resposta era que tudo estava bem e que a viagem aconteceria”, continuou. O problema é que às vésperas do dia combinado, Elizabeth recebeu uma mensagem sobre o cancelamento da viagem e que ela aconteceria dois dias depois. Mas não foi isso que aconteceu.

“Eles me informaram que eu receberia todas as informações desta viagem na segunda-feira, dia 21. Passei o dia agoniada em busca de saber como seria o voo, mas Ronaldo nem a secretária me atendia. Somente às 11:30 pm é que fiquei sabendo que tudo foi cancelado. Minha viagem, meu sonho e meus planos se tornaram um pesadelo”, afirmou ela que vai denunciar o caso para a polícia e vai lutar para receber o dinheiro pago. “Não é pelo dinheiro, mas sim pelo que ele fez com 35 pessoas que tiveram o mesmo destino que eu”, finalizou.

Também conversou com a redação do BT, a gerente de vendas, Rosana Oliveira. Ela comprou a passagem em julho de 2021 e pagou através do Venmo. Ela disse depois que efetuou o pagamento, Ronaldo não passava mais informações. “Sempre dizia para eu ficar tranquila e assim foi durante meses” disse.

Mais uma vez, às vésperas da viagem, Ronaldo ligou cancelando a viagem e alegou a empresa contratada teria feito o cancelamento e que o motivo era uma tempestade no Hawaii. “Mas a pergunta é por que ele cancelou o pacote de 35 pessoas e levou 10. Se os voos estavam cancelados, era para todo mundo ficar”, afirmou.

Rosana disse que já estava desistindo, mas a suposta secretária ligou e disse que a viagem iria acontecer. “Isso me animou e a esperança de viajar aumentou. Mas isso era mentira e não tinha viagem nenhuma. Novamente fiquei abalada emocionalmente. Isso não se faz. Se não vai levar as pessoas, era melhor ter falando desde o começo e não dado falsas esperanças”, continuou.

Bastante emocionada, Rosana disse que chegou a brigar com o seu esposo, pois o lado emocional ficou muito abalado. “O pior é que ele ainda nos ameaça. Disse que quem falar mal dele, iria nos processar. Ele é quem deveria ser processado por acabar com o sonho de tantas pessoas”, finalizou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: [email protected]

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Brazilian Times