Filha de imigrantes, senadora Sonia Chang-Díaz ganha mais apoio para concorrer ao governo de Massachusetts

A senadora estadual por Massachusetts, Sonia Chang-Díaz, uma pré-candidata a governadora pelo…

A senadora estadual por Massachusetts, Sonia Chang-Díaz, uma pré-candidata a governadora pelo partido Democrata, conseguiu o apoio de 20 líderes que defendem a justiça racial. Isso aumenta para mais de 50 a contagem total de apoio para a parlamentar que começou na política em 2008.

Na época, ela se elegeu como a primeira senadora estadual latina e asiático-americana em Massachusetts.

Os mais recentes apoiadores de Chang-Díaz incluem o deputado estadual Russell Holmes, a vereadora da cidade de Boston, Ruthzee Louijeune, a vereadora da cidade de Holyoke, Izzy Rivera, o membro do comitê escolar de Fall River, Bobby Bailey e o membro do comitê escolar de Lawrence, Josh Alba.

“Sonia vem quebrando barreiras e entregando resultados reais há mais de uma década”, disse Louijeune em comunicado. “Ela iluminou o caminho para a justiça racial e a mudança progressiva em Massachusetts e tornou o impossível possível. Esse é o tipo de liderança que todas as nossas comunidades precisam no gabinete do governador. Estou muito feliz em apoiar a candidatura dela”, acrescentou.

Outros novos endossos divulgados na quarta-feira, dia 23, são: Malia Lazu, uma empresária de Boston e defensora da justiça racial; Hodan Hashi, cofundador da Black Boston, Inc.; Colette Phillips, CEO da GetKonnected; Maria Elena Letona, ex-diretora executiva da Neighbour to Neighbor; Shaleen Title, defensora da justiça social e ex-comissária do Controle de Cannabis; Diana Hwang, fundadora da Iniciativa Política da Mulher Asiático-Americana; Miren Uriarte, diretora fundadora do Instituto Mauricio Gastón para Desenvolvimento da Comunidade Latina e Políticas Públicas da Universidade de Massachusetts/Boston; Tanisha Arena e Lezlie Campbell, líderees na comunidade de Springfield; Sana Fadel, líder comunitária em Newton; Helina Fontes, líder comunitária em Lynn; Nate Bae Kupel, líder comunitário em Malden; Jean-Luc Pierite, líder da comunidade indígena de Boston; Saritin Rizzuto, líder da comunidade em Wakefield; e Nicole Eigbrett, líder da comunidade em Somerville.

Fadel disse que Chang-Díaz exibe duas características principais de liderança – uma visão progressiva para “elevar” os moradores de Massachusetts e a experiência para implementar essa visão posteriormente. “Em sua ascensão de ativista local a senadora estadual, ela carregou algumas das políticas mais impactantes, desde um apelo à ação até a implementação”, disse em seu comunicado. “Fiquei tão impressionado com seu poder, pragmatismo e eficácia em alguns dos debates políticos mais difíceis, trazendo à tona a equidade escolar e as reformas de policiamento que apenas tornaram Massachusetts mais forte”.

O quadro de líderes que defendem a justiça racial e que endossam a senadora é divulgado menos de uma semana depois que a senadora estadual confrontou um tweet de ódio dirigido a ela nas mídias sociais.

Enquanto Chang-Díaz comemorava na Câmara a aprovação de um projeto de lei que permitiria que imigrantes solicitassem carteiras de motorista, um usuário do Twitter disse a ela: “Você e seu tipo estão arruinando esta grande comunidade. Todos vocês deveriam ter vergonha de si mesmos. Espero que você seja atropelada por um indocumentado bêbado”.

Chang-Díaz respondeu que era uma filha orgulhosa de um imigrante, escrevendo: “Não podemos e não vamos tolerar esse tipo de xenofobia violenta”.

Para confirmar sua candidatura, Chang-Díaz vai enfrentar a Procuradora-geral Maura Healey nas primárias democratas para governador. A professora de Harvard, Danielle Allen, encerrou sua campanha.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times