Coluna Flavianny Marques.
O malefício de mascar chiclete não é o valor calórico ou…
O malefício de mascar chiclete não é o valor calórico ou energético deste produto, mas sim a mensagem errada enviada para o organismo. Mesmo se tratando dos chicletes com adoçante artificial e sem calorias ainda existe problema: O PÂNCREAS INTERPRETARÁ A DOÇURA INGERIDA COMO AÇÚCAR E LIBERARÁ INSULINA.
Mas qual o problema de liberar insulina?
Ter uma produção adequada de insulina é fundamental para sua saúde. Se o organismo produz menos insulina que o necessário, o açúcar presente no sangue (glicose) não consegue entrar nas células, permanecendo na corrente sanguínea. E se o nível de glicose for muito alto você pode ter a hiperglicemia.
Por outro lado, a insulina produzida em excesso pode causar um desequilíbrio no organismo, produzindo a gordura abdominal, o aumento do hormônio do apetite e diminuição do hormônio da saciedade.
A insulina é um hormônio que envelhece, engorda, causa síndrome metabólica, faz você ficar barrigudo, traz problemas cardíacos e Alzheimer.
Entenda o processo de fabricação da insulina:
O processo digestivo tem várias fases. Uma dessas fases é a fase cefálica.
A fase cefálica da digestão é ativada simplesmente ao olhar a comida, sentir o cheiro, sabor, etc. Ao colocar qualquer alimento doce na boca (não precisa ser açúcar) a papila gustativa responsável pelo doce avisa para o seu cérebro que o açúcar está chegando.
E seu cérebro avisa ao seu pâncreas: “Prepare-se, você precisará produzir insulina”. Açúcar esse que nunca vêm!
A maioria dos chicletes tem zero calorias, zero nutrientes e zero açúcar. Então ao mascar chicletes você produz mais insulina que o necessário, um grande risco para desenvolver a resistência insulínica, e então, a diabetes.
FLAVIANNY MARQUES.
Fonte: Brazilian Times