Prefeitos de NY e Washington pede ajuda ao governo federal após aumento de requerentes de asilo em suas cidades

Os prefeitos democratas de New York e Washington, D.C., estão pedindo ao governo Biden que…

Os prefeitos democratas de New York e Washington, D.C., estão pedindo ao governo Biden que ajude com o que eles dizem ser um aumento em suas cidades de imigrantes em busca de asilo. Isso provocou reações alegres dos republicanos que dizem que os pedidos são uma evidência de que os EUA estão em crise de imigração.

Muriel Bowser, de Washington, e Eric Adams, de New York, entraram no debate nacional sobre como lidar com imigrantes que aparecem na fronteira dos EUA com o México e são enviados para suas cidades de ônibus pagos pelos estados do Texas e Arizona.

Mas de acordo com as informações, os imigrantes foram enviados apenas para Washington. Diante disso Adams minimizou os seus ataques, mas permaneceu firme em suas críticas à tática usada pelo governador Greg Abbott, do Texas, e pelo governador Doug Ducey, do Arizona, ambos republicanos.

“O simples fato de terem enviado pessoas para fora de seus estados, pessoas que buscavam refúgio em nosso país, e depois as mandaram embora, já motivo de crítica. Eles negaram isso. Eles acabaram aqui porque não receberam o apoio lá”, afirmou.

Abbott e Ducey chamaram a atenção quando iniciaram as viagens de ônibus, uma prática que dura há meses, mas com pouco impacto prático. Eles procuraram avisar o presidente Joe Biden sobre as consequências da falta de fiscalização nas fronteiras.

Cerca de 5.200 imigrantes foram transportados de ônibus do Texas, desde abril, e mais de 1.100 do Arizona, desde maio. Os governadores chamam a prática de “carona voluntária” que aproxima os imigrantes da família ou das redes de apoio.

Mas Bowser disse que os requerentes de asilo estão sendo “enganados”, já que muitos não chegam perto o suficiente de seus destinos e alguns são abandonados na Union Station, perto do Capitólio dos EUA e da Casa Branca.

Sob pressão para fornecer apoio financeiro, Bowser diz que quer que o governo federal ajude. A Câmara Municipal disse a prefeito, na semana passada, que os grupos de voluntários estão “esgotados e sobrecarregados”.

“Agora que a fronteira chegou a D.C., é nossa responsabilidade cumprir o momento”, escreveram os membros da Câmara, enquanto também castigavam Abbott e Ducey por não mostrarem “nenhuma consideração pelas pessoas que estão exercendo seu direito humano de buscar asilo”.

Os republicanos que criticaram fortemente a Casa Branca mal conseguiram conter sua alegria. “Parece que o prefeito Bowser está começando a ter um vislumbre de como é ser uma comunidade fronteiriça sob a #BidenBorderCrisis”, escreveram os membros do Comitê de Segurança Interna da Câmara. “Não parece ótimo, não é?”.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times