Quase 60 mil imigrantes ilegais e legais estão em prisões federais nos EUA

Há quase 60 mil imigrantes ilegais e legais no sistema prisional federal dos Estados Unidos, de…

Há quase 60 mil imigrantes ilegais e legais no sistema prisional federal dos Estados Unidos, de acordo com um relatório do Departamento de Justiça (DOJ, sigla em inglês). No total, existem 59.945 imigrantes sob custódia federal pelo Bureau of Prisons e pelo United States Marshals Service.

Desse total, 41.138 foram confirmados como imigrantes indocumentados que foram condenados e deportados dos EUA, uma vez liberados da custódia federal ou que estão sob processo de julgamento para serem deportados.

Os imigrantes indocumentados representam cerca de 68% do total da população carcerária federal nascida no exterior.

Há 16.426 que estão sob investigação para determinar seu status imigratório, enquanto que existem cerca de 1.300 imigrantes legais que têm processos de deportação em andamento, desde 2018. Os imigrantes legais representam cerca de dois por cento da população carcerária federal formada por imigrantes.

O relatório da prisão federal representa apenas cerca de 10% da população encarcerada nos EUA, já que a grande maioria dos presos está sob custódia estadual e local. Presos federais nascidos no exterior compõem cerca de 25% do total da população carcerária federal, segundo o relatório, embora os residentes nascidos no exterior respondam por apenas 13,5% da população total dos EUA.

Em meio a esta população carcerária estão imigrantes como Bryan Galicia Barillas, integrante da gangue MS-13, que foi condenado a 22 anos de prisão federal, depois de estar envolvido na morte de uma inocente mãe de três filhos em Chelsea (Massachusetts). Ele também se declarou culpado pelo seu envolvimento no assassinato de um indivíduo em 2014, em Chelsea, bem como uma tentativa de esfaqueamento e conspiração para matar outro em 2015.

Também está sob custódia federal Yovanny Aroldo Mendivil-Balderama, que recentemente foi condenado a 50 anos de prisão por distribuir metanfetaminas em todo o estado do Missouri e por seu envolvimento no assassinato de Oscar Adan Martinez-Gaxiola, em 2016.

Dos quase 39.000 presos imigrantes sob custódia do Bureau of Prisons, cerca de 46% foram condenados por crimes relacionados a drogas e tráfico de drogas. Cerca de 28% estavam sob custódia federal por violações de imigração, como reentrada ilegal ou tráfico de seres humanos.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times