Rondonienses deportados denunciam tortura psicológica para entregar “coiotes’

Em 2022, o governo dos Estados já enviou ao Brasil 13 voos com brasileiros deportados. Isso…

Em 2022, o governo dos Estados já enviou ao Brasil 13 voos com brasileiros deportados. Isso significa uma média e quase dois voos por semana. Na sexta-feira, dia 11, mais dois aviões aterrissaram no aeroporto internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Desta vez, 312 pessoas chegaram em duas aeronaves.

De acordo com as informações, nove moradores da cidade de Jaru, em Rondônia, estavam entre os deportados. Um casal relatou em entrevista para alguns veículos de comunicação, inclusive o site Jaru Online, que ficou dez dias incomunicáveis.

O casal, que fez a travessia com uma filha pequena, investiu cerca de US $20 mil. De acordo com o testemunho do homem, que preferiu não divulgar a sua identidade, eles foram de avião até o México e depois levados por coiotes até a fronteira. Lá, eles tentaram entrar nos EUA através do conhecido esquema “cai-cai”.

O homem afirmou que foi a pior experiência de sua vida e que durante a travessia, “quase desmaiou várias vezes devido à fome e o cansaço”. Depois que chegaram aos EUA, eles foram presos por agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) e levados a uma prisão. O casal rondoniense foi separado e durante dez dias foi privado de comunicação e ninguém era informado do que teria acontecido com o outro.
O rondoniense disse, ainda, que ele foi torturado psicologicamente e ameaçados para entregar os coiotes. “Além disso, o local não oferecia condições humanas, os policiais eram rudes e também nos agrediam fisicamente”, afirmou. “Ficamos dez dias sem poder tomar banho e passamos fome”, acrescentou.

Testemunho semelhante foi feito por outros dois jaruenses que afirmaram que os guardas serviam apenas maçãs como alimento. Eles acrescentaram que uma amiga, também de Rondônia, testou positivo na cadeia e ficou detida. “Fomos algemados e acorrentados dentro do avião, como se fôssemos criminosos”, disseram.

Um dos jovens afirmou que devido serem impedidos de tomar banho durante dez dias, o mau cheiro dentro do avião era insuportável. Quando os brasileiros perceberam que estava em espaço aéreo começaram a gritar com os agentes norte-americanos. “Não somos bandidos, nos respeitem, não merecemos ser tratados assim”, disse acrescentando que neste momento iniciou uma “grande confusão e gritaria”.

Quando o avião aterrissou, os agentes retiraram as algemas e correntes para que a imprensa não registrasse a cena.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

 Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS CABLE– A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

Seja um franquiado da Preserve Sevices– Aumente o seu negócio de construção existente: a sua receita parou de crescer? Você continua trabalhando mais horas pela mesma quantidade de dinheiro? Vamos treiná-lo para trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil. Temos 27 anos de experiência por trás de nossos métodos simples de estimativa, experiência em marketing e tecnologia! Trabalhe menos e deixe o crescimento acontecer com nosso sistema. Atendemos em Massachusetts, Connecticut e New Hampshire. Ligue: 866-250-1610 – Site: www.Preserveservices.com/franchise

Advogada brasileira em NY– Melissa Kobertnitsky Law, PC- Com foco em negligência médica e indenização por acidentes: Acidentes de construção, Negligência médica, Acidentes de carro. Estamos localizados em: 49 West 37th Street, 7th Floor, New York. Ligue: (212) 969-8117- Instagram: @melissa.kobernitski.nylaw

Fonte: Brazilian Times