Senadores republicanos pedem investigação sobre falha na deportação de imigrante ilegal acusado de matar motociclistas n…

Senadores republicanos estão iniciando uma investigação sobre como um imigrante indocumentado…

Senadores republicanos estão iniciando uma investigação sobre como um imigrante indocumentado mexicano, e ex-beneficiário do programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), que protege imigrantes da deportação, nunca foi deportado, apesar de um histórico de comportamento criminoso que supostamente culminou na morte de quatro motociclistas em julho.

Os Senadores Chuck Grassley (R-Iowa), Kelly Loeffler (R-GA), Josh Hawley (R-MO), Thom Tillis (R-NC), Ted Cruz (R-TX), Tom Cotton (R-AK), Joni Ernst (R-IA), Marsha Blackburn (R-TN) e Mike Lee (R-UT), escreveram para os Departamento de Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, sigla em inglês) e o departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) exigindo respostas sobre o caso de Ivan Robles Navejas.

“Estamos preocupados com relatos de que esse indivíduo estava ilegalmente nos Estados Unidos ilegalmente e, apesar de ter sido encontrado por oficiais da lei e agentes de imigração em ocasiões anteriores, nenhuma ação foi tomada para garantir que esse imigrante criminoso fosse removido de nossas comunidades”, afirmam a carta dos senadores.

Navejas é acusado de matar quatro membros do Thin Blue Line Law Enforcement Motorcycle Club, em julho, no Texasm quando, de acordo com os meios de comunicação locais, o carro que ele dirigia atravessou a linha central e atingiu as motocicletas que viajavam na direção oposta.

Navejas foi acusado de DWI, várias acusações de homicídio culposo e também várias acusações de intoxicação.

Os senadores republicanos, em sua carta, observam que não é a primeira acusação que Navejas enfrenta. “Ele já enfrentou acusações anteriores, incluindo resistência à prisão em 2013, dirigir embriagado em 2016 e, o mais preocupante de tudo, agressão agravada em 2018”, escreveram.

“Estamos preocupados com o fato de que, apesar dessas acusações flagrantes, Navejas foi autorizado a continuar residindo nos Estados Unidos, colocando ainda mais nossos cidadãos em perigo”.

Navejas entrou no país ilegalmente, mas foi beneficiário pelo DACA. O ex-presidente Barack Obama assinou a ordem em 2012, e o presidente Trump fez campanha para anulá-la – embora tenha sido bloqueada neste verão pela Suprema Corte.

Os legisladores estão solicitando seus arquivos e dados de imigração, bem como seus encontros com as autoridades policiais e a razão pela qual seu status DACA expirou. Além disso, eles perguntam se o ICE colocou um pedido de custódia para sua remoção.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times