A cerveja mais vendida dos EUA não é mais americana

Uma cerveja mexicana acaba de tomar o posto de cerveja mais vendida dos EUA. Segundo dados da NIQ fornecidos à consultoria Bump Williams, a cerveja Modelo Especial, produzida perto da Cidade do México pela Constellation Brands, tornou-se mais vendida em maio, derrubando a Bud Light do primeiro lugar que ocupou por mais de duas décadas. A queda nas vendas começou quando a Anheuser-Busch (BUD) colocou a imagem da influenciadora trans Dylan Mulvaney em latas personalizadas.

Durante quatro semanas encerradas em 3 de junho, a Modelo captou 8,4% das vendas de cerveja no varejo dos Estados Unidos, com a Bud Light caindo para o segundo lugar com 7,3%. As vendas em dólar foram igualmente ruins para a Bud Light durante esse período, com vendas caindo 24,4%, enquanto as da Modelo cresceram 12,2%.

“A Modelo Especial parece estar aumentando seu crescimento de vendas a cada semana à medida que avançamos no verão”, disse um porta-voz da Bump Williams à CNN. Ele acrescentou que a Modelo Oro, nova cerveja com baixo teor de carboidratos, teve um forte início após sua estreia em maio e reforçou ainda mais as vendas da marca.

Nos últimos anos, pesquisas mostram que fãs de cerveja nos EUA vêm mudando sua preferência para cervejas e destilados mexicanos, como tequila e mezcal. Williams disse que vários fatores contribuíram para que a Modelo se tornasse a cerveja mais vendida (pelo menos em maio), incluindo forte suporte do varejista, ótima publicidade, embalagem atraente e um “efeito trampolim” do Cinco de Mayo no verão.

Greg Gallagher, vice-presidente de marketing de marca da Constellation, com sede em New York, disse à CNN que a Modelo tem “desfrutado de uma incrível sequência de sucessos” nos últimos anos e disse que quer replicar o domínio que tem com consumidores hispânicos com mais demografia. “Nosso crescimento é manter esse núcleo, mas também trazer clientes não hispânicos, e estamos tendo um sucesso incrível.”

Se há um ponto positivo para a Anheuser-Busch é que a Bud Light, de fabricação americana, continua sendo a cerveja mais vendida no acumulado do ano. Além disso, as vendas caíram para outras cervejas de sua família, como Michelob Ultra, Natural Light e Busch Light no mesmo período em relação às semanas anteriores.

Nas últimas semanas, as quedas nas vendas da Bud Light giraram em torno de 25% semanalmente, provavelmente devido à enxurrada de manchetes negativas da mídia de direita após sua parceria com Mulvaney e a resposta morna da marca à controvérsia que irritou os defensores LGBTQ+.

The post A cerveja mais vendida dos EUA não é mais americana appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA