Administração Trump faz mudanças e rejeita novas inscrições para o DACA

DACA deve ser reiniciado
Imigrantes em protesto pela manutenção do DACA. Foto: Scaled.

O governo Trump não aceitará novas solicitações para o programa DACA ( Deferred Action for Childhood Arrivals)- que impede a deportação de menores imigrantes indocumentados que vieram para os EUA quando crianças – e limitará as renovações a um ano em vez de dois enquanto revê o programa, informou o Departamento de Segurança Interna na terça-feira, 28.

O anúncio, que ocorre mais de um mês após a Suprema Corte bloquear a tentativa do presidente Donald Trump de encerrar de vez o programa, parece ter a intenção de ganhar tempo enquanto o governo decide seus próximos passos visando impor uma reforma completa no programa com o objetivo de diminuir a legalização dos jovens imigrantes.

Questionado sobre a mudança, Trump afirmou em uma entrevista coletiva que “vai trabalhar com muita gente no DACA”. “Vamos fazer o DACA feliz e o pessoal e representantes do DACA felizes e também acabaremos com um sistema de imigração fantástico por mérito”, disse o presidente sobre o programa criado pelo ex-presidente Barack Obama em 2012.

“O governo está agora realizando uma revisão abrangente do programa DACA e as justificativas oferecidas para encerrá-lo, incluindo sua ilegalidade e os efeitos negativos que o programa tem sobre o que chamo de ‘comportamento de imigração’, incluindo contrabando e travessias ilegais, “, disse um alto funcionário do governo a repórteres.

A decisão delineada pelo governo na terça-feira coloca limites para as pessoas que já fazem parte do programa e exclui aqueles que podem ser elegíveis, mas que ainda não se inscreveram.

No entanto, essa mudança certamente enfrentará desafios legais. Um juiz federal havia dito no início deste mês que o governo deve começar a aceitar novos pedidos de inscritos no programa.

Brasileiros inscritos no DACA

Em torno de 5,8 mil jovens brasileiros estão inscritos no programa, segundo institutos de imigração. Em entrevista ao Gazeta News, a paraense Emilly de Souza, 21 anos, inscrita no DACA há quase 5 anos, considera o programa uma das melhores coisas que já foi feita pelos jovens imigrantes nos Estados Unidos e vê seu encerramento como um pesadelo e um retrocesso. “Com o DACA, não somente eu, mas vários outros jovens, podemos pensar em ter uma carreira e uma vida melhor nos Estados Unidos. O fim dele é um pesadelo pra nós porque agora vamos ter que praticamente recomeçar do zero. Tudo o que já conquistamos até aqui, como por exemplo, os cursos e os direitos, vamos perder”, relata. A jovem está no segundo ano do curso de Criminal Justice na Banker Hill Community College em Charlestown (MA) e diz que conseguiu o estudo graças ao programa. Leia mais sobre brasileiros no programa aqui. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Administração Trump faz mudanças e rejeita novas inscrições para o DACA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News