Aeroporto de Porto Alegre (POA) – guia completo para viajantes

O Aeroporto de Porto Alegre é o maior terminal de passageiros do Rio Grande do Sul e ocupa a 9ª posição entre os mais movimentados do Brasil. Em 2018, o aeroporto passou a ser administrado pela Fraport Brasil – Porto Alegre e passou por uma grande obras de ampliação e modernização. Veja dicas para utilizar todas as opções de transporte para chegar e sair do Aeroporto de Porto Alegre, como Uber, ônibus e táxi. Confira também os principais serviços disponíveis no aeroporto, como bancos, caixas eletrônicos, lojas e opções de alimentação.

Aeroporto de Porto Alegre (POA)

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, ou Aeroporto de Porto Alegre, é o maior terminal de passageiros do Rio Grande do Sul. Está localizado a menos de oito quilômetros do centro da capital gaúcha e recebe todos os meses uma média 700 mil passageiros.

Em 2018 o Aeroporto de Porto Alegre passou a ser operado pela concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre, empresa brasileira subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que tem a concessão por 25 anos. Desde então, uma grande obra de ampliação e modernização no aeroporto desativou o Terminal 2, onde operava a companhia Azul. Hoje, todos os voos, domésticos e internacionais, decolam e pousam em um único terminal.


História do Aeroporto de Porto Alegre

Os primeiros passos do que viria a ser o Aeroporto de Porto Alegre remontam de 1923, quando foi concluída a construção de um aeroporto que atenderia o Serviço de Aviação da Brigada Militar. Um ano depois as atividades no aeroporto foram encerradas e o local virou o Aeródromo de São João, onde extinta Varig começou a operar em 1932. Em 1951 o aeródromo passou a se chamar Aeroporto Internacional Salgado Filho, com um novo trecho de pista e terminal de passageiros.

Aeroporto de Porto Alegre na década de 1950 (Foto: Canazaro)

A partir de 2001 todas as operações passaram ao novo terminal, hoje chamado Terminal 1. O antigo terminal foi reformado e voltou ao funcionamento em 2010, passando por um longo período como terminal exclusivo da Azul, até ser novamente desativado em 2019.

Em 2018, o Aeroporto de Porto Alegre foi concedido à iniciativa privada. Por meio de um leilão, a Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide conseguiu a concessão do aeroporto por 25 anos.


Visão geral do Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto Salgado Filho conta com somente um terminal (o Terminal 2, onde operava a Azul, foi desativado em 2019).

Primeiro piso

No primeiro piso, estão as áreas de desembarque doméstico e internacional, bem como o check-in de conexão. No térreo, os passageiros também encontram banheiros, com opções adaptadas para pessoas com deficiência e fraldários. O Posto Médico, Anvisa, Juizado Especial Civil, Receita Federal, e Polícia Civil também estão no primeiro andar, que conta ainda com caixas eletrônicos, casa de câmbio, lotérica, lanchonetes e os guichês da Citral (transporte para Gramado), Cootaero (cooperativa de táxi do aeroporto), Veppo (venda de passagens de ônibus), além de lojas de aluguel de carros.

Esteiras de bagagens e desembarque ficam no primeiro piso (parte interna)

Piso central

No segundo piso do Aeroporto Salgado Filho estão os check-in doméstico e internacional. Neste andar os passageiros também encontram banheiros, lanchonetes, lojas e serviços como engraxataria e proteção de bagagens.

Piso superior

Os embarques doméstico e internacional ficam no terceiro piso do aeroporto, acessível por meio de escadas rolantes, escadarias ou elevador. Neste andar está a praça de alimentação e também uma unidade das Lojas Renner (vestuário).

Praça de alimentação no andar superior do Aeroporto Salgado Filho

Parte interna, após o embarque

Após embarcar pelo piso três, os passageiros passam pelo raio-x e seguem por uma escada rolante ou elevadores para o piso inferior, onde estão as salas e portões de embarque. Neste espaço há muitos banheiros, lojas, livrarias e quiosques de alimentação.

Para mais informações, consulte o site do Aeroporto de Porto Alegre.


Sala VIP no Aeroporto de Porto Alegre

A sala VIP do Aeroporto de Porto Alegre foi desativada devido às obras de ampliação e ainda não foi reaberta.


Companhias aéreas e destinos

Azul, Gol e Latam têm voos domésticos regulares a partir do Aeroporto de Porto Alegre. Os destinos nacionais operados diretamente a partir do Aeroporto de Porto Alegre são: Chapecó, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Navegantes, Curitiba, Campinas, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Recife, Porto Seguro e Salvador.

Dentro do Rio Grande do Sul, a Azul ainda opera voos diretos saindo de Porto Alegre para Pelotas, Canela, Torres e Santa Maria.

Antes da pandemia, as rotas internacionais operadas desde o Aeroporto de Porto Alegre eram: Montevidéu, Punta del Este, Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do Panamá (Copa Airlines), Ilha do Sal e Lisboa. Os voos eram operados pelas companhias nacionais, além de TAP, Cabo Verde, Avianca Colômbia, Copa Airlines, Flybondi e Aerolíneas Argentina. Estas rotas, no entanto, estão suspensas por enquanto.

* Informações de dezembro de 2020

Contatos das centrais de reservas das companhias aéreas:

Gol: 0300-115-2121
Latam: (11) 4002-5700
Azul: (11) 4003-1118
Aerolíneas Argentinas: (+54 11) 4340-7777
Avianca Internacional: 0800-286-6543
Copa Airlines: (11) 4933-2399
TAP: 0300-210-6060


Localização

O Aeroporto Salgado Filho está localizado no Bairro São João, em uma das saídas de Porto Alegre. Desde o aeroporto até o centro de Porto Alegre são cerca de 15 minutos de carro. Confira no Google Maps a localização do Aeroporto Salgado Filho.

Aeroporto Salgado Filho Porto Alegre
Av. Severo Dulius, 90.010
Bairro São João, Porto Alegre – RS
CEP: 90200-310
Telefone: (51) 3358-2000


Como chegar e sair do Aeroporto de Porto Alegre

O trajeto entre o Aeroporto Salgado Filho e o centro de Porto Alegre pode ser feito de táxi, transporte por aplicativo ou ônibus. Confira cada opção:

Uber, 99 e carros de aplicativos: os serviços de transportes por aplicativos como Uber no Aeroporto Salgado Filho tem o embarque no primeiro piso, em frente à área de desembarque de passageiros. Uma corrida com os aplicativos entre o Aeroporto e centro de Porto Alegre costuma variar entre R$ 20 e R$ 30.

Táxi no Aeroporto de Porto Alegre: o serviço de táxi no Aeroporto de Porto Alegre é operado pela Cootaero. O ponto de táxi está localizado no acesso ao primeiro piso do terminal, em frente à área de desembarque. Passageiros que precisarem se deslocar até outras cidades podem agendar viagens via telefone ou pelo site da cooperativa (51 3342-5000 ou www.cootaero.com.br). O serviço de táxi no Aeroporto Salgado Filho funciona 24 horas e aceita pagamento com cartão de crédito.

Ônibus no Aeroporto de Porto Alegre: há linhas de ônibus municipais que passam pelo Aeroporto Salgado Filho e conectam os passageiros com vários pontos da cidade. O serviço é operado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e as paradas de ônibus ficam no acesso ao primeiro piso do terminal, em frente à área de desembarque. Também é possível utilizar o serviço de aeromóvel que liga o terminal até a Estação Aeroporto do metrô (Trensurb) e, de lá, pegar o trem em direção ao centro da cidade, onde há maior oferta de linhas de ônibus.

No site do aeroporto é possível consultar quais linhas de ônibus levam ao terminal, conforme o seu endereço de partida. No entanto, nossa dica: devido ao grande número de baldeações e ao preço das passagens de ônibus e trem, dificilmente compensa utilizar o serviço de ônibus para chegar e sair do Aeroporto de Porto Alegre.

Quer conhecer a capital gaúcha? Veja 18 dicas do que fazer em Porto Alegre.


Estacionamento no Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto de Porto Alegre tem um estacionamento descoberto e dois prédios com vagas cobertas. Todos ficam localizados bem à frente do terminal e acessíveis com uma pequena caminhada a partir do primeiro ou segundo pisos. No site do aeroporto é possível calcular o valor do estacionamento, informando as datas e horários de chegada e saída.

Passarela conecta segundo piso aeroporto ao estacionamento


Aluguel de carro no Aeroporto de Porto Alegre

São três as lojas de aluguel de carro no Aeroporto de Porto Alegre: Movida, Unidas e Localiza Hertz. Todas estão localizadas no primeiro piso do terminal, onde é realizado o desembarque de passageiros. Apenas a Unidas tem funcionamento 24 horas.


Como ir do Aeroporto de Porto Alegre para Gramado

Para ir do Aeroporto de Porto Alegre até Gramado é possível utilizar os ônibus intermunicipais (que saem do próprio aeroporto e são operados pela empresa Citral), transfer compartilhados previamente agendados, transfer privados, alugar um carro no aeroporto ou até ir de Uber, que quando compartilhado em uma família pequena pode oferecer um bom custo-benefício. E tem ainda voos entre Porto Alegre e Canela durante a temporada de verão com a Azul Conecta. Veja nosso post sobre como ir de Porto Alegre para Gramado.


Internet

O Aeroporto de Porto Alegre oferece wi-fi gratuita para seus usuários por tempo ilimitado, bastando fornecer alguns dados básicos para ter acesso à rede.


Alimentação no Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto de Porto Alegre tem uma pequena praça de alimentação no terceiro piso do terminal. Além de restaurantes, cafés e docerias, por ali há opções mais rápidas como McDonald’s e Subway. Próximo aos check-in internacional e doméstico e ao desembarque há cafeterias. Na sala de embarque doméstico também há opções de cafeterias, docerias e lanches.


Serviços do aeroporto

  • Caixas eletrônicos: passageiros encontram caixas eletrônicos do Banrisul, Bradesco e 24h no primeiro piso do Aeroporto de Porto Alegre. No mesmo andar, há uma casa lotérica. Próximo ao embarque e ao desembarque internacional, no primeiro e segundo pisos, há casas de câmbio.
  • Órgãos Públicos: Anvisa, Receita Federal, Juizado Especial Civil e Polícia Civil estão no primeiro andar do Aeroporto de Porto Alegre.
  • Há um posto médico no primeiro andar do aeroporto e uma farmácia no segundo piso.
  • Casa de câmbio: há casas de câmbio no primeiro e no segundo pisos do aeroporto.
  • Achados e perdidos: para entregar ou buscar algum objeto, dirija-se ao Balcão de Informações, no segundo piso. Caso tenha perdido um objeto, você pode entrar em contato por e-mail ou telefone. Telefone: (51) 3358-2000. E-mail: [email protected].

Lojas no Aeroporto Salgado Filho

As lojas estão espalhadas principalmente nos primeiro e segundo andares do Aeroporto Salgado Filho, com opções de produtos regionais, livrarias, farmácias e lojas de roupas e acessórios. No terceiro piso do terminal há uma unidade das lojas Renner.


Hotéis próximos ao Aeroporto de Porto Alegre

São cinco os hotéis mais próximos do Aeroporto de Porto Alegre: Ibis Porto Alegre Aeroporto, Hotel Intercity Aeroporto Porto Alegre, Novotel Porto Alegre Aeroporto, Hotel Deville Prime Porto Alegre e o Hotel Express Aeroporto. Vale lembrar que o Aeroporto Salgado Filho está a cerca de 10 km do centro de Porto Alegre, onde há mais opções de hospedagem.


E você, tem mais dicas do Aeroporto de Porto Alegre? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos