Aeroportos e escolas da Flórida se preparam em caso de surto de coronavírus

Funcionários do Aeroporto Internacional de Orlando se reuniram com líderes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre como o aeroporto responderá a um susto internacional de saúde, em preparação para um possível surto de coronavírus.

O aumento da prevenção na Flórida se deve após um paciente na Califórnia estar infectado com o coronavírus mesmo sem ter viajado para nenhum lugar com casos do vírus, anunciou o CDC na quarta-feira à noite. E o paciente não foi exposto a alguém conhecido por estar infectado.

Limpezas extras nos aeroportos

Para evitar um surto, o Aeroporto Internacional de Orlando está aumentando o cronograma de limpeza do aeroporto e trazendo equipamentos de proteção extra para os socorristas. O aeroporto também está planejando como lidar com pacientes em potencial com o vírus que possam desembarcar dos aviões.

Atualmente, existem 11 aeroportos em todo o país onde voos da China estão sendo encaminhados e passageiros sendo rastreados. Nenhum desses aeroportos está na Flórida. O Aeroporto de Miami preparou uma sala para quarentena em caso de passageiro com sintomas.

Como prevenir

Não há casos confirmados de coronavírus na Flórida, mas as autoridades estão aconselhando os moradores a praticar uma boa higiene, lavando as mãos sempre que possível e cobrindo a boca ao espirrar, evitando ficar em locais fechados e sem circulação de ar – tudo isso pode impedir a propagação da gripe.

Em coletiva na quinta-feira, 27, o governador Ron DeSantis também abordou as preocupações com o coronavírus dizendo que o estado está no modo de preparação.

“Até o momento, como não temos infecções, o CDC nos considera de baixo risco. Mas isso não significa que não devemos nos planejar para possíveis transmissões”, disse ele.

O estado criou uma página da web com informações sobre o coronavírus, informando o que a população precisa saber se planeja viajar. Também oferece guias para empresas locais e prestadores de serviços de saúde sobre como responder ao coronavírus.

Escolas

Autoridades escolares dos condados também estão se preparando para a possibilidade de o coronavírus atingir a área. “Temos um plano de gerenciamento de pandemia, caso seja necessário. Também temos procedimentos para resolver quaisquer interrupções acadêmicas, caso ocorra um surto em grande escala”, disse Katherine Allen, das Escolas Públicas do Condado de Brevard.

“Os pais e os alunos devem tomar algumas precauções de bom senso que se aplicam a muitas doenças infecciosas, como a gripe. O mais importante é fazer com que os alunos fiquem em casa longe da escola se estiverem doentes, cobrindo o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirre e lavando as mãos frequentemente com água e sabão “, disse a Dra. Debra Pace, Superintendente das Escolas Públicas do Condado de Osceola.

“Quando se trata da possibilidade de demissões ou fechamentos antecipados, tomaremos essas decisões vindas do Departamento de Saúde e do Escritório de Gerenciamento de Emergências aqui em Lake”, disse Sherri Owens, das Escolas Públicas do Condado de Lake.

As Escolas Públicas de Orange County também estão monitorando a propagação do coronavírus e trabalhando com os principais parceiros, conforme necessário.

“Como todas as questões de saúde pública, seguimos a recomendação do Departamento de Saúde da Flórida e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Nós encorajamos as pessoas a tomarem ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de doenças respiratórias”, disse Michael Ollendorff, das escolas públicas do condado de Orange.

No Condado de Osceola, as autoridades estão em comunicação regular com o Departamento de Emergência do Condado de Osceola e o Departamento de Saúde da Flórida.

Existem 60 casos em seis estados dos EUA: Califórnia, Arizona, Illinois, Massachusetts, Washington e Wisconsin. Até o momento, mais de 83.000 pessoas já foram infectadas com o vírus no mundo, também conhecido como COVID-19. A Organização Mundial da Saúde está observando vários países de perto.

Os últimos relatórios de mortalidade apontam: China registrou 2.788 mortes, o Irã registrou 26, a Itália registrou 15, a Coreia do Sul registrou 13, o Japão registrou 8, Hong Kong registrou 2, a França registrou 2, Taiwan registrou 1 morte e as Filipinas registraram 1 morte.

O post Aeroportos e escolas da Flórida se preparam em caso de surto de coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News