Após ordem de juiz, departamento do censo desiste de demitir funcionários

Dois dias depois que um juiz federal ordenou que o U.S. Census Bureau parasse de desacelerar as operações do Censo de 2020 por enquanto, a agência de estatística disse nesta terça-feira, 8 de setembro, em documentos de tribunal que não vai mais demitir alguns funcionários. 

O departamento disse que está se abstendo de demitir funcionários que estavam nas fases finais da contagem de cada morador dos EUA e aqueles que estão indo de porta em porta ainda estão recebendo casas para visitar, em um esforço para obter respostas para o questionário do Censo de 2020.

No entanto, o bureau ainda vai demitir trabalhadores por causa de preocupações com o desempenho, de acordo com os documentos judiciais que traçam um plano de como o Census Bureau e o Departamento de Comércio, que supervisiona a agência de estatística, cumprirão a ordem do juiz.

A ordem de restrição temporária emitida na noite de sábado, 5 de setembro, pela juíza distrital dos EUA Lucy Koh impede o Census Bureau de encerrar as operações até que uma audiência para uma liminar seja realizada em 17 de setembro.

Importância do censo

A contagem anual de cada residente nos EUA ajuda a determinar como US $ 1,5 trilhão em financiamento federal é distribuído e quantas cadeiras no Congresso cada estado obtém em um processo conhecido como repartição.

A ordem de restrição temporária foi solicitada por uma coalizão de cidades, condados e grupos de direitos civis que processou o Censo, exigindo que restaurasse seu plano anterior para concluir o Censo no final de outubro, em vez de usar um plano revisado para encerrar as operações no final de setembro. A coalizão argumentou que o prazo anterior faria com que o Census Bureau ignorasse as comunidades minoritárias no censo, levando a uma contagem imprecisa.

Por causa da pandemia, o Census Bureau adiou o encerramento da contagem do final de julho para o final de outubro e pediu ao Congresso que prorrogasse o prazo para a entrega dos números em dezembro, conforme exigido por lei, até a próxima primavera. Quando o Senado controlado pelos republicanos não aceitou o pedido, o bureau foi forçado a criar um cronograma revisado que encerraria o Censo em setembro, de acordo com a agência de estatística.

O processo afirma que o Census Bureau mudou o cronograma para acomodar uma diretiva do presidente Donald Trump para excluir pessoas no país ilegalmente dos números usados ​​no redesenho dos distritos congressionais. O plano revisado teria o Census Bureau entregando os números de repartição no final de dezembro, sob o controle da administração Trump, não importa quem ganhe a eleição em novembro.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Após ordem de juiz, departamento do censo desiste de demitir funcionários apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News