Associação de Professores da FL processa estado contra reabertura de escolas

Reabertura das escolas é impasse em todo o país. Foto: LM Otero\Associated Press

A Associação de Professores da Flórida, que representa cerca de 140.000 educadores, entrou com um processo contra o estado na segunda-feira, 20, por causa da ordem do governador Ron DeSantis que exige a reabertura de prédios escolares no próximo mês, quando vai começar o ano letivo de 2020\2021.

Segundo os professores que aderiram ao processo, principalmente dos condados de Miami-Dade e Broward (os mais afetados no estado), o retorno agora é um risco à saúde e à segurança das famílias e funcionários da escola. A luta legal pode moldar o calendário das aberturas em todo o país. O novo ano letivo começará em 19 de agosto em Broward, 10 de agosto no Condado de Palm Beach e 24 de agosto em Miami-Dade.

Os sindicatos de professores do sul da Flórida manifestaram apoio à educação online até que a transmissão do novo coronavírus diminua.

É o que pensa Cristiane Martins, professora de Educação Especial das Escolas públicas de Miami-Dade, que disse ao Gazeta News que apoia 100% a posição dos professores na Flórida. “Eu como professora de Miami-Dade estou muito preocupada com o retorno das aulas. O ano letivo deveria começar online. Temos que proteger nossas crianças e os adultos que fazem parte do sistema escolar. Educação e economia são muito importantes, mas neste momento, temos que preservar vidas”, afirmou.

Presidente da Fundação Vamos Falar Português*, com aulas em Miami, Fort Lauderdale, Hollywood, Pompano Beach, Boca Raton, Delray Beach e Orlando, Martins ressalta que o programa de aulas de português ainda não tem previsão de retorno justamente porque “não iremos arriscar a vida das crianças, dos pais e da nossa equipe”, afirmou. 

Cristiane Martins é professora em Miami-Dade e presidente da Fundação Vamos Falar Português. Foto: arquivo pessoal.

Debate por todo o país

Acredita-se que o processo seja o primeiro do gênero no país e vai iniciar um debate sobre a reabertura das escolas também em outros estados. “O governador DeSantis precisa encarar a realidade e estamos tentando ajudá-lo”, declarou o presidente da Associação de Professores da Flórida, Fedrick Ingram, em comunicado.

Um número crescente de distritos escolares em todo o país está concluindo que não seria prudente abrir salas de aula nas próximas semanas. Os distritos escolares do sul da Flórida já anunciaram que provavelmente não exigirão que os alunos retornem às salas de aula no início do ano letivo.

“Todos nós queremos a reabertura das escolas”, completou Ingram. “Mas não queremos começar a ensinar presencialmente para depois encarar uma explosão de casos e doenças e nos vermos obrigados a voltar para a educação à distância”.

O processo foi apresentado em Miami pela FEA contra o governador DeSantis, o prefeito do condado de Miami, Carlos Giménez, e a comissário de Educação, Richard Corcoran. Os autores da ação incluem professores dos condados de Broward e Miami-Dade que sobreviveram à COVID-19 ou estão preocupados com sua saúde se precisarem retornar aos seus edifícios escolares.

O processo, ingressado na NAACP e instaurado no Tribunal do Circuito de Miami-Dade, busca uma liminar para interromper a ordem do estado de reabrir.

Voltar às salas de aula no mês que vem seria “imprudente, acreditamos que é injusto”, disse Fedrick Ingram, presidente da Associação de Educação da Flórida e professor de Miami-Dade. “Os jovens morrem deste vírus. Vamos manter essas crianças vivas. ”

Resposta do governo

Em resposta, o comissário estadual de Educação Richard Corcoran disse em comunicado que o sindicato dos professores havia interpretado mal o plano de emergência.

Ele disse que a declaração “não ordenou a abertura de novas diretrizes sobre os requisitos das escolas; simplesmente criou novas opções inovadoras para que as famílias tenham a ESCOLHA para decidir o que funciona melhor para a saúde e a segurança de seus alunos e familiares”.

Corcoran disse que o pedido também garantiu aos 67 distritos escolares do estado que eles continuarão recebendo financiamento desde que forneçam aos alunos uma educação de qualidade.

Ainda assim, o sindicato e seus advogados expressaram preocupação na segunda-feira que o dinheiro será retido se os distritos escolares não cumprirem. No domingo, o presidente Trump ameaçou os distritos hesitantes em abrir suas salas de aula neste outono.

O governador Ron DeSantis se distanciou da polêmica ordem estadual na segunda-feira, apontando que o Departamento de Educação do estado havia emitido a ordem. Com informações do Sun Sentinel. 

 

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Associação de Professores da FL processa estado contra reabertura de escolas apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News