Atenção indocumentados: Algumas mudanças nas regras para solicitar a licença em NJ

A partir de 1 de maio, os imigrantes indocumentados podem começar a solicitar a licença de conduzir para todos em New Jersey, mas algumas pessoas terão que esperar até 1 de junho, de acordo com Sue Fulton, administradora chefe da Comissão de Veículos Motorizados de New Jersey.

O MVC exigirá que os candidatos que buscam uma carteira de motorista padrão apresentem um número do Seguro Social ou ITIN, ou uma declaração declarando que os critérios para receber um número do Seguro Social não foram atendidos e que eles não têm um ITIN.

As pessoas que solicitarem uma licença preenchendo esse tipo de declaração não poderão solicitar uma entrevista até 1º de junho, disse Fulton.

“Todo mundo que obtém uma licença ou identidade padrão de New Jersey deve apresentar 6 pontos de identificação e comprovante de residência em New Jersey”, disse Fulton.

A responsável indicou que, como parte desse processo, “aumentamos o número de documentos que aceitaremos, mas ainda falta comprovar a sua identidade”.

Indivíduos que buscam uma licença e enviam este tipo de declaração juramentada não poderão solicitar uma entrevista até 1º de junho.

Embora o governador Phil Murphy tenha assinado a lei que concede carteiras de motorista a imigrantes indocumentados em dezembro de 2019 e o documento estava programado para ser emitido em janeiro de 2021, a pandemia gerou um atraso de vários meses.

O Departamento de Veículos Motorizados de New Jersey e o Gabinete do Procurador-Geral deverão lançar uma campanha educacional sobre a emissão dos novos documentos, conforme exigido por lei, nas próximas semanas.

Visite https://telegov.njportal.com/njmvc para agendar.

QUE DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA OBTER A LICENÇA?

Os candidatos são obrigados por lei a comprovar sua identidade, idade e residência em New Jersey.

O MVC já publicou a lista de documentos necessários. São os seguintes:

  • Cumpra com os 6 pontos de identificação
  • Passaporte do país de origem
  • Número ITIN
  • Comprovante de residência
  • Declaração de que você não atende aos critérios para obter um número de previdência social.

Visite https://www.state.nj.us/mvc/license/docselector/index.htm para verificar como você pode atender os 6 pontos de identificação.

Para mais informações sobre o processo, visite https://www.state.nj.us/mvc/pdf/license/id_verification_brochure_spanish3.pdf.

De acordo com a lei, a carteira de motorista para todos custa US $ 24.

Para obter mais informações, ligue para Make the Road New Jersey em 908-368-1196 ou visite seus escritórios em 42 Broad St., Elizabeth, NJ 07201.

Fonte: Brazilian Press