Ativistas lutam por carteira para indocumentados em Minnesota

Foto14 Tim Walz Ativistas lutam por carteira para indocumentados em Minnesota
O Governador Tim Walz demonstrou apoio à possibilidade da emissão de carteiras de motorista a todos os residentes em Minnesota

O protesto teve o objetivo de pressionar a favor da emissão da carteira de motorista para os imigrantes indocumentados no estado

Na quinta-feira (22), membros do grupo de ativistas “Freedom to Drive” realizaram uma manifestação na sede do estado em St. Paul (Minn.). O protesto teve o objetivo de pressionar a favor da emissão da carteira de motorista para os imigrantes indocumentados.

“Os moradores em Minnesota merecem a oportunidade de viver, crescer e ir onde quiserem sem medo”, disse Verônica Orrellana. Ela está protegida temporariamente da deportação por ser beneficiária do DACA. “Eu quero viver uma vida normal também. Eu penso que toda criança merece isso”.

Jovita Morales, do Minnesota Immigrant Movement, relatou o medo que ela e outras pessoas têm de dirigir com os filhos, muitos deles cidadãos americanos, durante compromissos.

“Essa carteira tem a ver com ser capaz de ir ao trabalho, levar nossos filhos à escola, médico, lavanderia, mercearia com a segurança de poder retornar para casa e abraçar a família”, disse Moralles.

A manifestação também contou com a presença de líderes religiosos, autoridades de segurança pública, ativistas, empresários e legisladores. Eles lotaram as escadas de mármore do prédio

Liz Rammer, do grupo Hospitality Minnesota, frisou que os imigrantes possuem papel vital na indústria que envolve restaurantes, hotéis e balneários no estado, justamente no período de tremenda falta de mão-de-obra. “Os nossos trabalhadores imigrantes são contribuintes maravilhosos nas comunidades onde eles vivem”, disse ela. “Eles são investidores e nós queremos apoiá-los para que eles possam ir e voltar de seus trabalhos de forma legal e segura”.

David Buck, fazendeiro e presidente da Associação dos Produtores de Leite de Minnesota, disse ao microfone quer apoia a proposta e frisou como os imigrantes trabalham arduamente. “A indústria do leite em Minnesota possui a política antiga de apoiar as carteiras de motorista para os imigrantes”, disse ele. “Nós estamos numa área rural; esta é a única forma de chegar ao local de trabalho. Eles não podem pegar um ônibus, trem leve ou qualquer coisa parecida”.

A ideia tem adquirido força nos últimos anos e tem o apoio do Governador Tim Walz.

Fonte: Brazilian Voice