Aviso: Consulta pública sobre aumento de tarifas do MTA estão terminando e isso afetará seu bolso

A agência diz que o aumento potencial é “moderado”. Além disso, apontou que poderia ter sido pior se não fosse por um resgate multibilionário financiado pelo estado para equilibrar o orçamento. Segundo o MTA, após um hiato durante a pandemia, eles estão retomando a prática de adotar reajustes de tarifas e pedágios a cada dois anos para acompanhar o aumento da inflação.

“Essa receita de tarifa é crítica, mas cobre apenas uma parte de nossos custos operacionais”, disse o vice-diretor financeiro da MTA, Jai Patel. Enquanto os funcionários do MTA tentaram elaborar o que os aumentos de tarifa cobririam, os passageiros nas audiências públicas não estão convencidos de que pagar mais trará resultados.

“O aumento da taxa é uma grande farsa”, disse um participante da reunião pública. O aumento proposto pelo MTA também afetaria os pedágios. Se o seu EZ Pass custa US$ 6,55 em cada trecho, o aumento proposto seria de mais de US$ 7. As ferrovias terão aumentos semelhantes: entre 4 e 5%. Segunda-feira é a última vez que o público pode falar sobre esses possíveis aumentos de tarifas antes das votações do MTA em julho. Se aprovadas, as taxas entrariam em vigor possivelmente no fim de semana do Dia do Trabalho.

Fonte: Brazilian Press