Big Ben volta a receber turistas: veja como visitar o topo da famosa torre em Londres

Turistas vão poder subir ao topo da torre Elizabeth em Londres para observar o sino Big Ben e o relógio mais famoso do mundo pelo lado de dentro. Principal cartão-postal da cidade, a torre permaneceu fechada a estrangeiros durante 13 anos por motivos de segurança e foi reaberta neste mês. As primeiras vagas esgotaram-se em poucas horas.

Desde 2010, apenas cidadãos do Reino Unido podiam solicitar o tour – ainda assim, tendo o trabalho de escrever para um dos representantes do Parlamento Britânico. Para subir a torre, é preciso pelo menos um pouco de preparo físico, pois é necessário vencer 334 degraus.

O preço do tour do Big Ben é de 25 libras para adultos e 10 libras para pessoas de 11 a 17 anos – crianças menores não podem participar. Os ingressos do mês subsequente são liberados por meio deste link na segunda quarta-feira de cada mês, às 10h (horário de Londres). Ou seja, o agendamento será aberto novamente no dia 9 de agosto, às 6h do horário de Brasília.

Como é a visita à torre do Big Ben

Durante a visita, o visitante vai ouvir tudo sobre a história da torre e o recente projeto de conservação dela. O grupo sobe a escada em espiral até o relógio, vê a sala do mecanismo e o campanário onde ficam os sinos, incluindo o Big Ben. A duração da atividade é de 90 minutos.

Mas atente que não será permitido tirar foto “por motivos de segurança, saúde e direitos autorais”.

Também é possível fazer um tour guiado pelo Parlamento Britânico, que leva o visitante a algumas das partes mais importantes do local ao preço de 32 libras (ingresso inteiro).

Você sabe o que, exatamente, é o Big Ben?

Embora muita gente se refira a Big Ben como a torre inteira, na verdade, é o nome do maior sino dentro da torre, usado para anunciar as horas. Ele pesa 13 toneladas e mede 2,28 metros de altura.

O Big Ben fica no topo da torre noroeste do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento Britânico. O nome oficial da torre era originalmente Clock Tower, mas foi renomeada como Elizabeth Tower em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. Ela tem 96 metros de altura (11 andares), foi construída com 850 metros cúbicos de pedra, 2.600 metros cúbicos de tijolo e calcário importado da França.

O relógio é o maior de quatro faces do mundo. Para se ter uma ideia, cada número das horas tem 60 centímetros de comprimento. Os ponteiros dos minutos são feitos de folha de cobre, cada um mede 4,2 metros de comprimento e pesa 100 quilos. Eles percorrem o equivalente a 190 quilômetros por ano, a distância de Londres ao norte da França.

Se você não conseguir ingresso para o tour do Big Ben ou decidir admirá-lo só de fora mesmo – o que a grande maioria dos turistas faz -, um bom lugar para fazer fotos é na margem sul do Rio Tâmisa, em frente ao Aquário Sea Life. Se o dia estiver bonito, veja o entardecer nessa região: o relógio é iluminado com uma discreta e romântica luz amarelada, e a London Eye é iluminada também.

Foto: Jéssica Weber/Melhores Destinos

Conta para a gente: você já viu o Big Ben de pertinho? Qual é a sensação de conhecer esse imponente cartão-postal?

Fonte: Melhores Destinos