Bilionário defende aumento da imigração para combater inflação nos EUA

Bill Ackman, o bilionário gerente de fundos de investimentos e investidor ativista, tem uma ideia alternativa para combater a inflação: aumentar a imigração. Ele criticou os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve em uma série de tweets na quinta-feira (22) e sexta-feira (23) como uma ferramenta contundente que destruirá a demanda do consumidor e desencadeará uma recessão.

“A inflação pode ser mitigada reduzindo a demanda e/ou aumentando a oferta”, twittou Ackman, da Pershing Square Capital. “Não faz mais sentido moderar a inflação salarial com o aumento da imigração do que aumentar as taxas, destruir a demanda, deixar as pessoas sem trabalho e causar uma recessão?”

Most Undocumented Immigrants Are Not Mexican - Pacific Standard

O argumento é que, ao aumentar a disponibilidade de trabalhadores nos Estados Unidos, as empresas ficarão menos pressionadas para preencher vagas em aberto. Ackman, um doador democrata de longa data com um patrimônio líquido estimado em US$ 2,5 bilhões, não é a primeira pessoa a fazer tal argumento, e há pesquisas que apóiam a ideia de que a emissão de mais vistos de imigrantes e trabalhadores estrangeiros temporários está ligada a cadeias de suprimentos mais estáveis e reduzir os custos totais do consumidor.

Em outro tweet, Ackman sugeriu que a política de imigração poderia ser elaborada para “alcançar objetivos políticos importantes, como catalisar uma fuga de talentos russos para os EUA”. Um fluxo de trabalhadores pode adicionar alguma folga a um mercado de trabalho historicamente apertado, no qual ainda há aproximadamente duas vagas abertas para cada pessoa que procura emprego.

O desemprego, em 3,7%, está próximo de seu nível mais baixo em meio século. Os atrasos na cadeia de suprimentos, a guerra na Ucrânia e as desacelerações relacionadas à Covid-19 desempenharam um papel descomunal no inflacionamento dos custos de alimentos, energia e moradia nos últimos dois anos. As corporações também repassaram os custos para preservar suas margens de lucro, e as mudanças climáticas estão criando uma volatilidade sem precedentes nos mercados de commodities.

Fonte: Brazilian Press