Argentina e Uruguai sofrem “apagão” na rede de energia elétrica

A Argentina e o Uruguai foram afetados por um grande apagão na manhã deste domingo, 16, conforme informaram autoridades e as empresas de distribuição de energia dos dois países.

Segundo a nota, “Às 07h07 o sistema argentino de interconexão (SADI) sofreu uma parada total que se traduziu num apagão maciço em todo o país e que também afetou o Uruguai”, afirmou o secretário para a Energia da Argentina em um comunicado citado pela imprensa local.

Às 12h, 450 mil clientes já tinham tido o serviço normalizado, de acordo com a empresa, que disse priorizar o abastecimento de hospitais e centros de saúde em sua área de concessão.

Ainda pela manhã, a Secretaria de Energia da Nação, órgão do governo argentino, divulgou uma nota esclarecendo a interrupção:
“A Secretaria de Governo de Energia informa que hoje [domingo] às 7h07 aconteceu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai. As causas estão sendo investigadas e ainda não estão determinadas. Já foi iniciada a recuperação das regiões de Cuyo, NOA e Comahue e está sendo aberto o resto do sistema para continuar com a recuperação total, que se estima que pode levar algumas horas”, diz o comunicado.

O problema, segundo a Edesur, também afetou o Paraguai e o sul do Brasil. Porém, segundo informado pelo G1, o Operador Nacional do Sistema à TV Globo, a situação na Argentina e no Uruguai está sendo monitorada, mas, até o momento, as autoridades não identificaram qualquer impacto no Brasil, nem mesmo na região sul do país.

Segundo a agência de notícias EFE, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a empresa Rio Grande Energia, que compartilham os serviços de distribuição de energia em toda a Região Sul do Brasil, também informaram que o apagão nos países vizinhos “não teve reflexos” no território brasileiro. Com informações de Agências internacionais.

O post Argentina e Uruguai sofrem “apagão” na rede de energia elétrica apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News