Bolsonaro será recebido por Trump na Casa Branca nesta terça-feira, 19

Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro será recebido nesta terça-feira, 19, pelo presidente Donald Trump no início da tarde na Casa Branca. A expectativa sobre acordos bilaterais que possam vir desse encontro é alta entre a equipe do governo brasileiro e também pela Casa Branca.

Os dois chefes de Estado devem discutir durante a audiência comércio bilateral, parcerias estratégicas na área militar e a situação política e econômica da Venezuela. Críticos contundentes do regime bolivariano, Trump e Bolsonaro não reconhecem a legitimidade do novo mandato do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Uma possível parceria entre as duas maiores economias do hemisfério ocidental vem com o governo Bolsonaro, que também espera se ver elevado ao status de “grande aliado não-OTAN” pela administração Trump, um passo importante que poderia ajudá-lo a comprar equipamento militar.

Os dois representantes não se conhecem pessoalmente até então. Trump telefonou para Bolsonaro poucas horas depois de ter sido declarado vencedor da eleição de outubro, durante a qual defendeu visões pró-América e pró-Trump. Desde então, um encontro entre os dois líderes vinha sendo planejado.

Brasil libera visto para turistas dos EUA, Japão, Austrália e Canadá

De acordo com declaração da Casa Branca, os dois trabalharão para criar um “eixo norte-sul” entre os EUA e o Brasil em questões econômicas como as duas maiores economias do hemisfério ocidental. Isso também inclui medidas que permitiriam lançamentos espaciais comerciais nos EUA a partir da base de Alcântara, no Maranhão, e aumento do comércio entre os dois países.

Antes do encontro com Trump, Bolsonaro começa o seu último dia de compromissos em Washington com uma audiência com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Desde o último domingo, 17, Bolsonaro e a comitiva de ministros e assessores estão em Washington e aproveitam para conhecer bases do governo e políticos americanos.

Nos últimos dois dias, o presidente brasileiro participou de um jantar na casa do embaixador brasileiro Sérgio Amaral, foi à Câmara de Comércio e visitou a sede da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) em Washington.

Veja o discurso de Bolsonaro na Câmara de Comércio.

Após o encontro, Bolsonaro e sua equipe retornam para Brasília na noite desta terça.

O post Bolsonaro será recebido por Trump na Casa Branca nesta terça-feira, 19 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News