Conselheiro de Segurança dos EUA se reúne com Lula e aliado de Bolsonaro em Brasília

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (5) o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. O encontro ocorrerá no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília.

Conforme divulgado em nota pelo governo americano, as autoridades se reunem para debater a atuação dos dois países no combate às mudanças climáticas, segurança alimentar e fluxos migratórios.

Sullivan deve se reunir também, em agenda separada, com o atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo, Flávio Rocha, que é almirante da Marinha e um dos auxiliares de confiança do presidente de Jair Bolsonaro (PL). A reunião deve ocorrer no Palácio do Planalto, mas sem previsão de participação do atual mandatário.

De acordo com a nota americana, “as reuniões darão seguimento ao telefonema do presidente Biden ao presidente-eleito Lula em outubro de 2022, no qual o presidente se comprometeu a manter abertos os canais de comunicação entre os dois países durante a transição”, afirmou.

Na semana passada, Lula anunciou que pretende viajar aos EUA após ser diplomado como presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer na segunda-feira (12). Entre os principais tópicos a serem tratados pelo petista com o presidente americano Joe Biden estão assuntos referentes a democracia e relação entre os dois países acerca da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Fonte: AcheiUSA