Daniel Azulay, cartunista e artista plástico, morre vítima de coronavírus no RJ

Cartunista, artista plástico e apresentador de grande sucesso na televisão entre os anos 70 e 90, Daniel Azulay, 72 anos, morreu na sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro, por complicações causadas pelo novo coronavírus, segundo sua família.

Informações divulgadas na página oficial de Azulay no Facebook dizem que ele estava em tratamento de leucemia e foi contaminado pelo novo coronavírus. Internado havia duas semanas no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul carioca, sua morte ainda é investigada pelas autoridades de saúde do estado como relacionada à COVID-19, uma vez que a família alega que tenha sido, mas sua morte não entrou na contagem oficial de mortes no estado.

Estádios de futebol se transformarão em hospitais para tratar coronavírus no Brasil

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 3.546 infectados em todos os estados e 94 mortes neste sábado, 28. Foi registrada a primeira morte no Piauí. O Rio de Janeiro registra 10 mortes e mais de 500 casos suspeitos.

Azulay na Flórida

Artista renomado e de grande influência na TV educativa, Azulay chegou a participar de um dos eventos do Focus Brasil na Flórida.

“Tivemos contato mais próximo com Azulay durante um dos eventos Focus Brasil, onde ele veio a convite da Fundação Vamos Falar Português. Ele foi um talentosíssimo brasileiro que, com sua arte e dedicação incansável, criou universos maravilhosos e motivadores para nossas crianças”, escreveu o jornalista Carlos Borges, organizador do Focus Brasil.

Brasil fecha todas as fronteiras aéreas e opera somente voos essenciais

Biografia

Com programação educativa voltada para o público infantil, Azulay era “desenhista e educador. Mas também é pintor, músico, escritor, ilustrador de livros infantis e bacharel em Direito por formação.”. Essa é a definição descita no site oficial de Daniel Azulay.

Em 1975, o artista criou a Turma do Lambe-Lambe, que ficou no ar durante 15 anos consecutivos TV Bandeirantes e na Educativa.

Azulay ganhou notoriedade no Brasil inteiro nos anos 70 e 80 por participar de programas educativos para públicos infantis, como a Turma do Lambe Lambe, em canais como TV Educativa e Bandeirantes. Posteriormente continuou trabalhando em outros programas e projetos na internet.

Nascido no Rio em 30 de maio de 1947, Azulay foi um desenhista autodidata que se formou em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Na mesma época, começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais.

O trabalho de Daniel também ensinava a importância de conceitos como sustentabilidade e meio ambiente. Ao longo da carreira, o artista também se envolveu em vários projetos sociais e de conscientização.

Por exemplo, em 2014 Azulay criou “Soprinho e sua Turma”, personagens infantis da Operação Lei Seca do RJ. O personagem Soprinho idealizado pelo desenhista é um bafômetro simpático e falante que, através de histórias bem-humoradas ao lado de seus amigos, alerta e conscientiza as crianças sobre os problemas causados pela mistura de álcool e direção.

Até hoje, estes personagens são usados em ações educativas da Lei Seca para o público infantil.

O post Daniel Azulay, cartunista e artista plástico, morre vítima de coronavírus no RJ apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News