Imprensa internacional chama Bolsonaro de ‘Trump dos trópicos’

O presidente Donald Trump parabenizou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela posse no cargo. A cerimônia foi realizada na terça-feira (1) em Brasília com a presença de uma multidão vestida de verde e amarelo. Por meio de uma mensagem publicada no Twitter, Trump disse que os Estados Unidos estão com Bolsonaro.

“Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que fez um grande discurso de posse. Os Estados Unidos estão com você”, disse Trump.

Após a publicação da mensagem, também pelo Twitter, Bolsonaro agradeceu o apoio do presidente americano. “Senhor presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!”, afirmou.

Trump não foi ao Brasil para acompanhar a posse de Jair Bolsonaro, mas enviou o secretário de Estado, Mike Pompeo, para representá-lo.

‘Trump dos trópicos’

Veículos de imprensa de vários países repercutiram a posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República. A rede CNN definiu Bolsonaro como “Trump dos trópicos” e destacou que o governante toma posse em um momento de “mal-estar econômico”, “insegurança crescente” e “um escândalo maciço de corrupção, que abalou instituições políticas e financeiras” do país.

O jornal The New York Times publicou uma análise sobre a escolha de Bolsonaro pelos eleitores brasileiros. No texto, diz que a população “queria mudança” e que o presidente “as entregou mesmo antes da posse”.

A publicação cita, por exemplo, a saída dos cubanos do programa Mais Médicos e a desistência do Brasil em sediar a Conferência do Clima em 2019, o que o jornal chama de um recuo do país na pauta das mudanças climáticas.

A rede britânica BBC fez um relato do primeiro discurso de Bolsonaro como presidente. No texto, destaca a promessa do governante de buscar unidade para o país. Também diz que capitão do Exército é visto como uma figura “profundamente divisiva” por causa de declarações consideradas racistas, homofóbicas e misóginas.

O jornal espanhol ‘El Pais’ mencionou “fortes medidas de segurança” na cerimônia de posse de Bolsonaro. Também disse que o evento atraiu milhares de pessoas em Brasília. A publicação destacou ainda trecho do primeiro discurso do presidente: “Interesses brasileiros estarão em primeiro lugar”. (Com informações do G1 e CNN).

Fonte: AcheiUSA