Jair Bolsonaro toma posse como presidente do Brasil

O presidente eleito Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, tomaram posse na terça-feira (1) em Brasília numa sequência de cerimônias acompanhada por convidados e do lado de fora por milhares de brasileiros. Um forte esquema de segurança foi montado para todas as cerimonias.  De acordo com o Gabinete de Segurança Instituticional (GSI), cerca de 115 mil pessoas foram à Praça dos Três Poderes – número abaixo das estimativas iniciais, que iam de 250 mil a 500 mil.

Aos 63 anos de idade, Jair Messias Bolsonaro prometeu em seu primeiro discurso como presidente empossado que irá “proteger a democracia” e “construir uma sociedade sem discriminação e divisão”. “Uma de minhas prioridades será proteger a democracia brasileira”, disse o presidente em sessão solene na Câmara dos Deputados , primeira parada da cerimônia de posse de Bolsonaro . “A construção de uma nação mais justa e desenvolvida requer a ruptura de práticas nefastas”, continuou.

“Hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo de sua história. Trabalharei incansavelmente para que o Brasil se encontre com o seu destino e se torne a grande nação que todos queremos”, afirmou Bolsonaro. “Reafirmo o meu compromisso de construir uma sociedade sem discriminação ou divisão.”

As primeiras declarações de Bolsonaro como presidente da República se deram momentos após ele e a nova primeira-dama, Michelle Bolsonaro , desfilarem em carro aberto no trajeto entre a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso.

O tradicional desfile no Rolls-Royce presidencial (que transportou também um dos filhos do presidente, Carlos Bolsonaro) era dúvida até o momento da cerimônia devido aos fortes temores com a segurança do presidente eleito – intensificados pelo ataque a faca sofrido por Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), em setembro.

O atentado foi lembrado pelo próprio Bolsonaro em seu discurso no Congresso, iniciado às 15h20 da tarde e que durou cerca de 10 minutos. “Quero agradecer a Deus por estar vivo. Que, pelas mãos de profissionais da Santa Casa de Juiz de Fora, operaram um verdadeiro milagre”, afirmou. “Quando os inimigos da pátria, da ordem e da liberdade tentaram por fim à minha vida, milhões de brasileiros foram às ruas. Uma campanha eleitoral tornou-se espontânea, forte e indestrutível e nos trouxe até aqui.”

Após o rito no Congresso, Bolsonaro seguiu para o Palácio do Planalto, onde foi executado o Hino Nacional e realizadas a revista às tropas, a salva de 21 tiros e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No Planalto, o novo presidente subiu a rampa e foi acompanhado por Michel Temer (MDB) para o parlatório, onde o emedebista fez a passagem da faixa presidencial.

Ainda no Planalto, Bolsonaro recebeu os cumprimentos de chefes de Estado e autoridades internacionais que vieram para o evento, como o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e os presidentes do Chile (Sebastián Piñera), da Bolívia (Evo Morales), do Uruguai (Tabaré Vázquez), e de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa).

 

Também desembarcam na capital federal o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), Ji Bingxuan, representante da China, o chanceler da Argentina, Jorge Faurie e o presidente da Duma, Câmara dos Deputados da Rússia, Vyacheslav Volodin.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foi à cerimônia, mas enviou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e publicou mensagem parabenizando o novo presidente brasileiro em suas redes sociais. “Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que fez um ótimo discurso inaugural. Os EUA estão com você”, escreveu Trump.

Quem não marcou presença na cerimônia e nem escreveu mensagem de felicitações foram os parlamentares do PT e do PSOL, que anunciaram boicote ao evento em protesto contra Bolsonaro.

Após o rito com as autoridades internacionais, Bolsonaro participou da diplomação de seu  corpo ministerial, formado por 22 integrantes , e posou para a fotografia oficial da equipe de governo. A etapa foi cumprida às 18h20 e, após isso, já às 19h10, o presidente seguiu para um coquetel no Itamaraty, última parada do dia festivo para o capitão reformado.

Para marcar o fim das festividades da posse presidencial, o presidente Bolsonaro participou de um coquetel nesta noite no Palácio do Itamaraty. No evento, as autoridades internacionais que foram prestigiar a inauguração do governo Bolsonaro serão recebidas pelo presidente, a primeira-dama e o chanceler, Ernesto Araújo.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro surpreendeu durante as festividades da posse presidencial. Antes do tradicional discurso do presidente eleito no Parlatório do Palácio do Planalto, Michelle assumiu o microfone e discursou em libras, discurso esse traduzido por uma intérprete. Ela também tascou um beijo no presidente eleito logo em seguida, a pedido das pessoas que assistiam. (Com informações do portal IG).

Fonte: AcheiUSA