Noticia – Na Itália, Embratur reforça o Brasil como principal destino turístico

Durante participação na feira BIT Milão, o diretor-presidente da Agência, Gilson Machado Neto, apresenta as principais ações de promoção do Brasil a representantes diplomáticos a à imprensa italiana

O diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, tratou novamente de assuntos relacionados à entrada de turistas da Europa no Brasil, além de debater sobre a participação do Brasil em eventos na Itália. Ele se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Milão, embaixador Eduardo dos Santos, na semana passada, durante a presença na feira Borsa Internazionale del Turismo (BIT), em Milão, a principal do calendário turístico do norte do país europeu. O cônsul-geral adjunto Julio Laranjeira também participou do encontro.

O embaixador destacou medidas que, segundo ele, podem ser exitosas para o fluxo turístico brasileiro, como a proposta de isenção de visto para China e Índia. Além disso, Eduardo dos Santos afirmou que “com o plano de governo de melhoria na infraestrutura e privatização de aeroportos, estamos prontos para receber cada dia mais turistas internacionais”. Gilson Machado informou, ainda, sobre o aumento na procura pelo Brasil de turistas dos primeiros países com a isenção de vistos (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão).

“No último ano, quando o Brasil adotou o visto eletrônico para facilitar a entrada de turistas dos mesmos quatro países, foi registrado um incremento de quase 16% na chegada de visitantes dessas nacionalidades. A medida é um grande potencial, por exemplo, para os norte-americanos que cerca de 25% possuem passaporte, resultando em 45 milhões de turistas dos EUA que viajam pelo mundo”, informou o presidente da Embratur.

No mercado italiano, Machado falou que quer aumentar a atuação da Embratur com parcerias com empresas aéreas, para a criação de novas rotas para o Brasil. O presidente pediu, ainda, o apoio ao embaixador na realização de eventos que apresentam a cultura, a gastronomia, a música e os destinos turísticos brasileiros em locais emblemáticos da Itália, como a Piazza del Duomo, em Milão.

Durante o encontro, os representantes brasileiros também discutiram sobre a abertura do Brasil para investimentos no setor. Dentre eles, na área da aviação, cruzeiros marítimos e transporte rodoviário.

Contato com a imprensa italiana – Ainda durante a participação na feira BIT Milão, o diretor-presidente da Embratur concedeu entrevista a veículos do trade.  À revista The Way Maganize, Gilson falou da nova visão da Embratur e o planejamento de novas estratégias de promoção do Brasil no exterior, como o aumento da presença brasileira em feiras internacionais. O objetivo é passar de 19 para 44 em 2020. “Além disso, queremos promover a Arena Brasil, uma proposta de mostrar o Brasil ao público em geral de países estratégicos, em locais públicos como praças”, informou.

O presidente da Embratur falou do turismo brasileiro, da importância de a imprensa estrangeira ter acesso a informações da situação real do Brasil. “Temos as florestas mais preservadas do mundo; a Amazônia Azul; a maior variedade de peixes e aves do mundo e mares com temperaturas de 32 graus durante o ano inteiro. Somos o país com a maior quantidade de energia limpa no mundo, chegando a 82%. Além disso, nossa arquitetura, por exemplo, que desperta o interesse do turista italiano, é mais um atrativo especial do Brasil, além de Sol e Praia, do nosso Ecoturismo, Turismo de Aventura, nossa cultura, nossos rios, o Turismo Contemplativo. Queremos apresentar nosso potencial ao povo italiano”, afirmou Gilson Machado Neto.

“O turismo abarca mais de 50 áreas do setor de serviços. Apesar de termos mais de 43 mil hotéis prontos no Brasil, aeroportos com avaliações comparadas a vários países do mundo, diminuição nos índices de violência, recebemos um número de turistas internacionais aquém do nosso potencial. Nosso objetivo é trabalhar para aumentar a competitividade do Brasil no cenário mundial do turismo”, finalizou o presidente.

Fonte: Embratur