Onde comer em Itacaré

Come-se bem em Itacaré. Mas também dá pra se dar mal nesse assunto, especialmente na rua conhecida como Pituba, onde restaurantes pipocam durante a alta temporada sem muita preocupação de construir uma reputação. Seguindo as indicações abaixo, você dificilmente vai se decepcionar:

Tia Deth

Deth é a soberana das cozinheiras de Itacaré, a rainha das moquecas. Numa simpática casinha histórica na orla, o restaurante tem algumas mesinhas na calçada e é um clássico inabalável da cidade. A farofa, com banana-da-terra, dá vontade de comer pura, de colher. E o pirão é coisa de outro mundo. Tem poucas opções de sobremesa, mas quebra o galho com algumas cocadas. Arremate com uma cachacinha de aroeira.

Lua Cheia

Dri, a proprietária, veio de Brasília três anos atrás, tomou um porre em Itacaré, comprou um casarão por impulso na boca da Pituba (a rua onde tudo acontece) e ficou por lá. Em pouco tempo, seu restaurante se firmou como um dos hits da cidade (atualmente, é o mais bem cotado no Trip Advisor). A estrela da casa é a moqueca com um twist, com verduras frescas por cima (tomate, pimentão e cebola), arroz de coco e farofa de panco, super crocante, para acompanhar. Outros pratos que fazem sucesso são a feijoada branca de frutos do mar e o arroz caldoso. Os petiscos são um arraso: camarão frito na tapioca, croquetes impecáveis e escondidinho de catado de siri. Reserve espaço para a cocada de forno ou o pudim de tapioca e não perca a caipirosca de caju.

Orla 55

Não aguenta mais dendê? Minimalista e moderninho, é uma das boas novas gastronômicas da cidade, pra comer uma pizza e tomar um drink, no pedacinho da orla que está ficando cada vez mais incrementado.

Mirante Itacaré: o novo pico do pôr do sol, na Ponta do Xaréu
Mirante Itacaré: o novo pico do pôr do sol, na Ponta do Xaréu Mirante/Reprodução

Mirante Itacaré

Tem comidas e drinks incrementadinhos, mas o que vale aqui é a vista. Fica no filé do mirante do Xaréu, no canto esquerdo da Praia da Concha, o melhor pico pra ver o pôr do sol em Itacaré. Tem mesinhas distribuídas por um lindo gramado e programação de música ao vivo e DJs. Vai bombar neste verão.

Jiló

Um dos restaurantes mais sofisticados da cidade, do chef Ícaro Rosa, fica em um casarão bem ventilado e agradável no trechinho gourmet da orla. Tem foco em peixes e frutos do mar, servidos em lindas apresentações. Reserve com antecedência.

Café com Cacau

Continua após a publicidade

Fica na BA-001 e é uma mão na roda pra matar a fome pós praia. É um dos lugares para celebrar as maravilhas do cacau, a fruta soberana da região. Não deixe – mesmo – de provar o suco de cacau e o bolo salpicado com nibs. O pão de queijo de tapioca com geleia de cupuaçu é outro caso sério. O terraço na parte de trás, cercado pela mata, é o melhor lugar pra sentar.

Casa da Tapioca

Ao lado do Café com Cacau, é outra paradinha estratégica no caminho das praias. As tapiocas são uma delícia. Também tem bons sucos e açaí.

Alamaim

É o refúgio preferido dos vegetarianos e veganos em Itacaré. Serve cozinha libanesa saborosa, sem carne – o kibe, por exemplo, é de soja. Prove o rolinho de falafel ou peça algum dos combinados com homus e outras pastinhas.

Manga Rosa

Sempre animadinho, é um porto seguro na Pituba, com preço camarada, comida gostosinha e serviço atencioso. As mesas no terracinho de trás, de frente para a mata, são boas pra evitar aglomerações. Serve cozinha regional com toques asiáticos, além de pratos com uma pegada mais saudável. Faz sucesso com os surfistas.

A comidinha saudável do Naturalmente
A comidinha saudável do Naturalmente Naturalmente/Reprodução

Naturalmente 

Pé na areia na Praia da Concha, é uma barrada de praia alto-astral que serve comida vegana e vegetariana de qualidade. Tem saladas, açaí, poke, hambúrguer sem carne e outras comidinhas.

Procure hospedagem em Itacaré

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo