Outro avião fretado com brasileiros deportados chega a MG nesta sexta, 14

Foto ilustrativa mostra deportação de imigrantes. Imagem: US. Immigration and Customs Enforcement.

Outro avião fretado pelos Estados Unidos vai levar brasileiros deportados e deve pousar no Aeroporto Internacional de Confins ainda na noite desta sexta-feira, 14. Trata-se do quarto voo fretado com brasileiros que estavam em situação migratória irregular no país desde outubro de 2019.

Desta vez, são cerca de 100 passageiros, de acordo com a Polícia Federal. Assim como foram os outros, nem todos os passageiros são mineiros, com pessoas oriundas de outros estados como Rondônia e São Paulo. Geralmente, o voo é direcionado para o estado onde há maior número de cidadãos de origem.

Em janeiro, o segundo voo fretado desembarcou no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira passada, 7, outros 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos chegaram a Confins. Na ocasião, ainda restavam 139 cidadãos do Brasil detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega.

Brasil dá aval para EUA e mais 70 brasileiros serão deportados em voo fretado

Autorização para voos fretados

Com esse quarto voo, pelo menos 350 brasileiros já foram mandados de volta pelo governo americano para o Brasil desde outubro do ano passado, quando o Brasil passou a autorizar mais voos fretados para deportações.

O Brasil não aceitava voos fretados com deportados desde 2006, depois de uma CPI que investigou as deportações de brasileiros e o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior, incluindo aqueles acusados de imigração ilegal.

Um diplomata ouvido pela Reuters explicou que a decisão de não aceitar mais as deportações em massa veio da necessidade de analisar caso a caso e dar aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, mesmo ilegalmente, a possibilidade de reverter a decisão de deportação – o que muitas vezes acontece quando o cidadão tem filhos norte-americanos, uma estrutura familiar montada e às vezes até negócios.

Aumenta número de turistas brasileiros barrados no México, diz Consulado

A Polícia Federal de Minas Gerais acredita que voos com essas características – carregando brasileiros ilegais ou não aceitos nos Estados Unidos – se tornem mais frequentes no país.

Essa é a segunda medida tomada pelo governo brasileiro para facilitar a deportação, em concordância com pedidos do governo Trump. Como mostrou a Reuters em agosto, o governo emitiu um parecer autorizando a volta de brasileiros no país apenas com um atestado de nacionalidade. Até então, brasileiros não podiam embarcar sem um passaporte válido e se recusavam a fazer a solicitação.

Em 2017, sob o governo Temer, foi feito um acordo para que os consulados emitissem o certificado em alguns casos, mas algumas empresas aéreas se recusavam a aceitar o documento até o parecer do governo brasileiro.
Com os voos fretados e pagos pelos EUA, não há necessidade de documento para desembarque no Brasil.

Itamaraty

Através de nota, o Itamaraty declarou que as autoridades acompanham os casos dos brasileiros detidos por irregularidades em situação migratória, atuando para apoiá-los “nos limites impostos pela legislação e soberania dos EUA” e garantiu que não serão criadas dificuldades para recebê-los.

“O Brasil está pronto para receber de volta todos os brasileiros e não serão criadas dificuldades para que os brasileiros deportados de acordo com a lei norte-americana, que não se contesta, regressem ao Brasil”, alegou o ministério.

O post Outro avião fretado com brasileiros deportados chega a MG nesta sexta, 14 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News