Pouso de emergência fecha aeroporto de Confins (BH) e afeta voos

Pouso de emergência fecha aeroporto de Confins (BH) e afeta voos

A pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficará fechada para pousos e decolagens nesta quinta-feira, 20, após pouso de emergência de um voo.

De acordo com a concessionária BH Airport, a pista foi fechada à 1h43, quando uma aeronave da Latam, que faria o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) com 339 passageiros, teve que realizar um pouso de emergência no aeroporto.

A BH Aiport e a Latam informaram que todos os passageiros foram retirados em segurança. A aeronave Boeing 777 teve os oito pneus danificados, que terão que ser trocados na pista. Cada um deles pesa 250 quilos. Os pneus novos e um macaco hidráulico devem vir de São Paulo. O fechamento do terminal deve durar até as 19h.

A TV Globo apurou que os pneus podem ter sido danificados durante o pouso de emergência por problemas elétricos. Como o avião estava pesado por estar com tanque cheio para chegar a Londres, o sistema de sensores e plugues que esvaziam pneus para evitar que eles estourem e causem acidente grave pode ter sido acionado.

“As equipes do Aeroporto Internacional de BH e a Latam estão trabalhando em parceria para providenciar os equipamentos necessários para a troca”, disse a concessionária. Mas não há previsão de liberação da pista.

Até as 12h30, 129 voos haviam sido afetados. Por dia, cerca de 30 mil passageiros embarcam ou desembarcam nos 300 voos operados em Confins.

De acordo com o gerente de Comunicação do aeroporto, Nicolau Maranini, os equipamentos necessários para a troca dos pneus pesam 7 toneladas e precisam ser trazidos por um avião cargueiro ou por aeronaves menores. Ainda segundo Maranini, a pista não ficou danificada por causa do pouso de emergência. Confins não tem o equipamento, segundo a BHAirport, porque não há pouso desse tipo de aerovane no local.

De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas.

Latam

Segundo a Latam, 30 voos da companhia com horário até as 19h foram cancelados e 1 remarcado. A empresa pede que os passageiros confirmem a situação dos voosem seu site, e não se dirijam ao aeroporto.

Quem tiver voos impactados poderá alterar a passagem ou solicitar reembolso gratuitamente. Os clientes podem entrar em contato pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700.

“A Latam reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes”, disse a empresa em nota.

Azul

A Azul informou que, por enquanto, os voos programados de e para o aeroporto de Confins até o meio dia estão cancelados. Segundo a empresa, os passageiros desses voos estão sendo avisados para fazer a remarcação sem custo.

Os clientes podem ainda entrar em contato pelo telefone 4004-1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões) e também pelo aplicativo da companhia, que conta com um chat virtual em tempo real, pelo qual a remaracação poderá ser feita.

“A companhia informa ainda que está prestando toda assistência necessária aos seus clientes, assim como acompanhando a BH Airport na normalização das operações”, disse em nota.

Gol

De acordo com a Gol, nove voos da companhia com origem, escala, conexão ou destino a Confins foram cancelados devido ao fechamento da pista.

Segundo a empresa, os passageiros desses voos estão sendo reacomodados em outros voos regulares ou em reforços, criados para atendê-los a partir da liberação do aeroporto de Confins.

Os clientes impactados podem remarcar suas viagens gratuitamente ou solicitar reembolso ou crédito integral de suas passagens. O contato pode ser feito pelo canal de atendimento nosite da empresa, pelo aplicativo ou pelos telefones 0300 115 2121 e 0800 704 0465.

Avianca

A Avianca informou que teve dois voos cancelados por causa do fechamento da pista do aeroporto internacional de Belo Horizonte: 6144 GRU–CNF e 6147 CNF–GRU.

Os clientes impactados podem remarcar as passagens sem custo nos próximos sete dias ou obter reembolso integral. O telefone para contato é 0800-286-6543.

“A empresa lamenta o desconforto causado aos clientes e ressalta que cancelamentos e alterações de horários de voos, em função de incidentes externos, são procedimentos, embora indesejados, às vezes, necessários para garantir a segurança de seus clientes e colaboradores, principal prioridade”, disse em nota. Com informações do G1.

Baixe nosso app:

Comments

Fonte: Gazeta News